Detran agiliza serviços para veículos a gás

De lucianpichetti | 11 de julho de 2020 | 11:32
Foto: AEN

Para desburocratizar o atendimento durante a pandemia do novo coronavírus, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) disponibiliza o novo serviço de liberação anual do laudo de Gás Natural Veicular (GNV), que dispensa a exigência do atendimento presencial. 

A novidade é a integração com o sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com isso, os laudos emitidos pelas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), que realizam verificações periódicas para liberação anual do GNV, não precisam mais ser registradas nos dois sistemas, do Detran e do Denatran.

Antes, o laudo emitido pelas ITLs precisava ser levado presencialmente ao Detran pelo cidadão para que fosse cadastrado no sistema estadual. Com a integração, ao cadastrar o laudo no sistema, a renovação anual também é registrada no banco de dados estadual.

Desta forma, todas as ITLs licenciadas pelo Denatran, autorizadas pelo Inmetro e localizadas no Estado do Paraná, já participam automaticamente da integração.

Desbloqueio

Considerando os últimos dados, de abril de 2020, dos mais de sete milhões de veículos registrados no Estado, 37.274 proprietários não precisarão mais se dirigir ao Detran para liberar o bloqueio anual de GNV, pois a integração permite o desbloqueio automático no sistema.

Vistoria lacrada

Outra novidade é a vistoria lacrada, solicitada para processos de 2ª via de Certificado de Registro de Veículo (CRV), liberação de bloqueios de veículo e autorização para Certificado de Segurança Veicular (CSV) para veículos que circulam no Paraná, mas que estão registrados em outros estados.

A vistoria lacrada serve para que o cidadão não precise se deslocar até o estado de registro do veículo para fazer estes processos. Agora ele se torna totalmente digital com a utilização do aplicativo Vistoria Digital do Detran-PR.

Colaboração AEN