Dia Nacional do Doador de Sangue é lembrado pelo Hemepar

De Daniela Borsuk | 23 de novembro de 2019 | 10:08
(Foto: AEN-PR)

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde lembra do Dia Nacional do Doador de Sangue e ressalta a importância deste ato de solidariedade.

O Hemepar é o órgão responsável no Paraná pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos SUS no Estado.

“Não há substituto para o sangue, a única forma de salvar a vida de alguém que precisa é doando. O ideal é que cada cidadão doe pelo menos duas vezes ao ano, pois uma única bolsa de sangue pode salvar pelo menos quatro pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, para manter um estoque adequado no banco, são necessárias muitas doações. “Existe a necessidade que as pessoas compareçam aos bancos de sangue de uma forma sistemática e regular para que sempre tenhamos em estoque todos os hemocomponentes prontos para uso”, afirmou.

Dados

Na Hemorrede no primeiro semestre de 2018 foram feitas 110.959 entrevistas com doadores, e um total de 91.262 bolsas de sangue coletadas. No primeiro semestre de 2019, 111.215 entrevistas e 91.492 bolsas. Nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, em 2018, 53.310 candidatos e 43.295 bolsas e, no mesmo período em 2019, cerca de 50.498 candidatos e 41.135 bolsas coletadas, o que demonstra uma diminuição significativa neste segundo semestre.

“Dizemos que a cada doação, o doador pode viabilizar o tratamento de até quatro pessoas, pois o sangue é separado em quatro componentes diferentes e é utilizado para o paciente somente o hemocomponente que ele precisa”, explicou a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

De acordo com ela, doações em massa nem sempre significam efetividade de doações. “É muito importante que os doadores compareçam aos bancos de sangue não só neste período, mas durante o ano todo, porque o sangue tem validade, a plaqueta tem validade de cinco dias, o concentrado de hemácias, 42 dias, e o plasma e o crio podem ser armazenados por até dois anos”.

Para ser doador

Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 51 quilos; estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até três doações.

Impedimentos temporários

Gripe ou resfriado: aguardar sete dias após a cura; diarreia: aguardar sete dias após a cura; durante a gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem nos últimos 12 meses; piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada); tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias; situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses) e outras situações a serem avaliadas.

Impedimentos definitivos

Hepatite viral após os 10 anos de idade; diabetes insulinodependente; epilepsia ou convulsão; hanseníase; doença renal crônica; antecedentes de neoplasias (câncer); antecedentes de acidente vascular cerebral (derrame); evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (Vírus HIV), doenças associadas ao HTLV I/II e doença de chagas.

Colaboração AEN-PR