Dia Nacional dos Garis é comemorado em Curitiba

De Marcelle Nogueira | 16 de maio de 2020 | 12:00
Foto: SCMS

O dia 16 de maio é denominado o Dia do Gari e dos Trabalhadores de Asseio e Conservação. A data é considerada pelo Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba) como uma oportunidade para estimular a reflexão da sociedade sobre a importância dessa função, quase invisível.

Somente em Curitiba e região metropolitana são mais de 7.000 garis que anonimamente coletam o lixo, varrem as ruas, roçam, limpam rios e praças, pontos de ônibus e terminais. No Paraná este número ultrapassa 20.000. São profissionais de atividades essenciais que não podem parar, mesmo com os riscos da pandemia. Eles estão trabalhando nas ruas dando suporte para que quem pode, possa ficar em casa.

Todos os anos o Sindicato aproveita essa data para promover campanhas de valorização destes trabalhadores e também conscientizar a população sobre os cuidados que são necessários para proteger o trabalho dos garis.

EXPOSIÇÃO SEM RISCOS – Desta vez a necessidade de isolamento social alterou as atividades. Quarenta manequins de lojas, vestidos com os uniformes dos garis de Curitiba e região metropolitana ficarão expostos nas esquinas das ruas Presidente Carlos Cavalcanti e Duque de Caxias, no Centro Histórico da cidade, para chamar a atenção da população sobre os profissionais que estão na linha de frente contra o coronavírus. Os banners que os acompanham, resumem a campanha do Siemaco deste ano “Invisíveis para alguns, indispensáveis para todos. Trabalhadores da limpeza na luta contra o coronavírus”.

DE SUPER-HERÓI PARA SUPER-HERÓI – No sábado, das 06h às 08h da manhã uma equipe de super-heróis estará junto com o Sindicato em frente ao portão da Cavo, na Rua João Negrão (maior posto de coleta do Paraná com mais de mil trabalhadores), para homenagear os garis e distribuir kits de álcool em gel e máscaras.  

Na parte da tarde às 13h e  às 15h a homenagem será realizada no posto da varrição da rua Dr. Faivre, 1029. “A pandemia destacou o trabalho dos profissionais da limpeza, mas precisamos que esses trabalhadores sejam valorizados sempre e não somente em situações extremas como a que estamos vivendo”, afirmou João Geronimo, diretor do Siemaco.

AÇÕES

Por conta da quantidade de trabalhadores e da rotatividade, as comemoração iniciaram nesta sexta-feira (15/05) com uma exposição de 40 bonecos-garis, no Centro Histórico de Curitiba. Este vídeo mostra parte da ação.

Imagens: Siemaco

HOMENAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE PREVENÇÃO AO COVID

Sábado (16/05)

Das 06h às 08h, da manhã, na frente do portão da Cavo (Av. Presidente Getúlio Vargas, esquina com a Rua João Negrão, Rebouças).

Das 13h às 14h entrada do turno da tarde na varrição (Rua Dr. Faivre, 1029) Das 15h às 16h saída do turno da manhã na varrição (Rua Dr. Faivre, 1029)

Informações Siemaco