Dicas de como reforçar e manter a saúde bucal durante a quarentena, em casa

De Marcelle Nogueira | 7 de julho de 2020 | 15:59

Cuidar da saúde bucal é essencial para manter o bom funcionamento de todo o corpo. E principalmente agora, com as mudanças de rotina causadas pela pandemia do novo coronavírus, é preciso que as orientações de profissionais da odontologia sejam lembradas e seguidas, mesmo em casa.

Pensando nisso, a Dental Uni, cooperativa de planos odontológicos presente em todo o Brasil, informou algumas dicas fáceis e que vão mudar a forma como você se relaciona com a sua saúde bucal. Afinal, sempre é possível tirar alguns minutos para a higiene, controlando doenças e problemas futuros.

Além disso, mantendo os cuidados necessários, os pacientes evitam ter que sair para procurar atendimento imediato de um dentista, ficando mais tempo em casa e não se expondo ao risco de serem infectados pela Covid-19.

Dicas para o dia a dia

Uma boca saudável não se trata apenas de um sorriso bonito, ela supera a aparência estética. Dentes e gengivas também afetam a mastigação e a fala e, se não tiverem a atenção e higiene recomendada, podem ser responsáveis pela entrada de bactérias no organismo.

Escovação e fio dental

A primeira dica é sobre a escovação e o uso do fio dental. De acordo com o Diretor Clínico da Dental Uni, o cirurgião-dentista Eduardo Carrilho, estes processos simples e cotidianos não devem ser menosprezados e nem esquecidos, já que a higiene bucal é uma das medidas mais importantes para manter a saúde da boca. “Não tem desculpa de lugar e tempo para higienizar, você está em casa. Sempre faça o uso do fio dental antes da escovação”.

Para não esquecer da higiene na correria do dia a dia, Carrilho ainda deixa uma sugestão: “cole um papel colorido da cor que você gosta no local em que você mais fica na sua casa. Toda vez que olhar, lembre-se da escovação. Se já fez, ótimo, caso contrário, corra para o banheiro”, indicou. Também é primordial trocar a escova de dentes pelo menos a cada quatro meses, ou quando perceber que as cerdas estão desgastadas.

Alimentos

Outra dica valiosa tem relação com a alimentação, já que algumas frutas e verduras ajudam na limpeza bucal, contribuindo no combate à cáries, gengivite e mau hálito. Entre elas estão: maçã, pêra, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino. Nozes e castanhas também são indicadas, pois têm baixo teor de açúcar e muitas fibras, limpando os dentes durante o consumo. No entanto, Eduardo Carrilho alerta que “estes alimentos auxiliam a higiene dos dentes, mas isso não significa que os outros cuidados devem ser esquecidos”.

Autoavaliação

Para saber se está tudo bem com a sua saúde bucal ou se é hora de procurar um atendimento odontológico, analise as características da sua boca. “O autoexame é sempre necessário. Abra a boca de frente para o espelho e observe toda a região interna, as alterações de cor nos dentes e gengivas. Veja se tem algum machucado na boca que não cura há mais de cinco semanas, com aumento de volume e indolor. Deve ser verificado o hálito também”, contou o Diretor Clínico da Dental Uni.

Carrilho ainda lembrou que a gengiva não deve sangrar e que “a cor da gengiva saudável é rosa com aspecto de casca de laranja (com pequenos buraquinhos)”. Se perceber alguma mudança ou textura estranha, a orientação é para que o paciente entre em contato com um dentista.

Dental Uni

Há quase 40 anos no mercado, a Dental Uni conta com mais de 700 mil beneficiários, além de 10 mil empresas clientes em todo o país. No Paraná, os atendimentos são realizados em Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá, com uma estrutura moderna.

As instalações da Clínica de Urgência da Dental Uni são referência em Curitiba, com profissionais especializados à disposição todos os dias, 24 horas. Além disso, a cobertura dos planos odontológicos é completa, incluindo consultas, radiografias, restaurações, tratamentos de canal, remoção de dentes e outros procedimentos. 

Para saber mais sobre os serviços da Dental Uni e como adquirir o seu plano, acesse o site dentaluni.com.br ou ligue 4007-2525 (para capital e região metropolitana) e 0800 603 3683 (nas demais localidades).