Disque Denúncia Mulher atende mulheres vítimas de crimes virtuais

De Barbara Schiontek | 8 de março de 2021 | 17:54
Foto: SEJUF

A partir desta segunda-feira (08), as mulheres vítimas de violência virtual podem utilizar uma nova ferramenta para solicitar auxílio. O Disque Denúncia Mulher, implantado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Garantia dos Direitos das Mulheres, tem o objetivo de oferecer orientação de como as vítimas devem proceder e onde buscar ajuda, assim como ofertar atendimento psicológico às mulheres vítimas destes crimes. O atendimento é feito no CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher, pelo telefone (41) 3210-2531.

A psicóloga Walquiria Onete Gomes, responsável pelo atendimento às vítimas no CRAM, explica que todo apoio é ofertado para mulheres com idade mais de 18 anos. A exceção é em casos onde haja violência psicológica, emocional e/ou física contra a mãe e filho (a). Nestas situações, o menor que vivenciou as agressões e também foi agredido, poderá ser assistido pelo CRAM.

Além dos danos morais, a violência virtual causa problemas psicológicos, pois a distribuição de conteúdo na internet alcança grande velocidade, em efeito cascata.

A vítima de crime virtual deve salvar o mais rápido possível arquivos, e-mails, capturas de tela ou qualquer outra evidência para denúncia. A orientação é ir até um cartório para registrar uma Ata Notarial para que seja usada como prova ou fazer um boletim de ocorrência na delegacia especializada mais próxima de casa.

Colaboração AEN