Dois morrem afogados na primeira semana da Operação Verão

De lucianpichetti | 28 de dezembro de 2020 | 10:48

Em uma semana, o Corpo de Bombeiros do Paraná registrou duas mortes por afogamento no litoral. O primeiro óbito ocorreu no dia 19 e o segundo na tarde do último sábado (26). Os atendimentos aconteceram nos Balneários Rivieira e entre Currais e Albatroz, em Matinhos.

De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, a última situação aconteceu por volta das 16h45 de sábado. Os profissionais foram acionados a dar atendimento a um afogamento em uma área de entreposto (faixa não-protegida por Guarda-Vidas) entre os balneários de Currais e Albatroz.

Ao todo, nove guarda-vidas militares e um civil foram até o local com viaturas e moto aquática para retirar a vítima da água. Eles contaram com o apoio da equipe aeromédica do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) .

O homem, de 60 anos, teve uma parada cardiorrespiratória e, por isso, as equipes deram início à massagem de reanimação cardiopulmonar (RCP). Após 1h30 de procedimento, não houve reação da vítima e a médica da equipe declarou o óbito no local. O homem foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Praia Grande em Matinhos.

Uma semana antes, no dia 19, por volta das 20 horas, o Corpo de Bombeiros foi acionado por uma equipe da Polícia Militar, que estava em patrulhamento pela orla e foi abordada por um homem informando que sua esposa havia desaparecido no mar. Após 20 minutos de buscas, as equipes encontraram a mulher, de 40 anos, inconsciente na praia do balneário Rivieria em Matinhos. 

Os bombeiros militares iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar e encaminharam a mulher até a UPA de Matinhos, mas ela entrou em óbito no hospital. Ainda segundo a Oficial de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros no Verão Maior, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, até o momento na faixa protegida por guarda-vidas e em horário de funcionamento não aconteceu nenhum óbito.

“O Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas nadem sempre em faixa protegida por Guarda-Vidas, delimitada por bandeiras ou windbanners vermelho e amarelo. Disponibilizamos ainda informações no aplicativo do Corpo de Bombeiros, que pode ser baixado gratuitamente no celular, além dos nossos Postos de Guarda-Vidas, tudo para que os veranistas tenham um banho de mar seguro”, disse a tenente Ana Paula.

Da redação com assessoria