Durante medidas restritivas, Bombeiros registram queda de 18% nos acidentes

De Barbara Schiontek | 9 de março de 2021 | 15:56
Foto: DetranPR / Arquivo AEN

O levantamento, realizado a partir das ocorrências registradas pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), divulgado nesta terça-feira (9), mostrou que o número de acidentes de trânsito, socorridos pelo Corpo de Bombeiros no Paraná, caiu 18,11% nos dez primeiros dias de vigência do decreto estadual número 6.983/2021, que intensificou as medidas restritivas de combate ao coronavírus.

Nos dez dias anteriores ao decreto, foram registrados 988 acidentes no Estado. Já no período de vigência das medidas restritivas, o número de ocorrências foi de 809.

A queda no número de acidentes é ainda maior quando comparada ao mesmo período do ano passado: foram 1.412 ocorrências registradas entre 27 de fevereiro e 8 de março de 2020, o que representa redução de 42,71%.

“Essas medidas ajudam a evitar a circulação de pessoas na rua. Quanto menos gente, menos acidentes, o que automaticamente ajuda a não sobrecarregar nosso sistema de saúde”, afirmou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

Outro dado que reforça o menor impacto de acidentes de trânsito no sistema de saúde durante a vigência do decreto é a queda no número de atendimentos pré-hospitalares realizados pelo Corpo de Bombeiros no período. A redução é de 12,47%, em comparação com os dez dias anteriores ao decreto: de 866, foi para 758.

Colaboração AEN