Economia: resultados de outubro e carregamento indicam expansão elevada no 4º tri

De Redação Estadão | 11 de dezembro de 2020 | 11:50

O Ministério da Economia divulgou nesta sexta-feira, 11, nota técnica com avaliações sobre o ritmo da atividade no encerramento deste ano. Conforme o ministério, “os indicadores das pesquisas mensais de atividade econômica do IBGE apontam continuidade da recuperação da economia” no quarto trimestre de 2020. A Pasta avaliou ainda que “os resultados de outubro e o carregamento estatístico indicam crescimento elevado” para o último trimestre do ano.

Setorialmente, o ministério lembrou que o comércio já cresce mais de 5% acima do nível de janeiro deste ano. No caso dos serviços, o crescimento em outubro ficou acima da mediana de mercado e “o carregamento estatístico, com os dados atualizados para o mês, é de elevação de 4%” no quarto trimestre de 2020.

O ministério destacou ainda a estimativa de crescimento de 4,4% da safra de grãos em 2020 e de 1,9% em 2021.

“Os fortes resultados da atividade econômica para outubro, mesmo com a redução do valor do auxílio emergencial, indicam que a economia está voltando à normalidade, sinalizando que o crescimento continuará avançando no primeiro semestre de 2021 sem a necessidade de auxílios governamentais”, pontuou o ministério na nota técnica.

O ministério avaliou ainda, na nota, que os resultados da atividade em outubro sinalizam que “o crescimento continuará avançando no primeiro semestre de 2021 sem a necessidade de auxílios governamentais”.

Fabrício de Castro
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.