Em 20 dias no Litoral, a Polícia Científica fez 226 exames de perícias

De Barbara Schiontek | 13 de janeiro de 2021 | 17:11
Foto: AEN

A Polícia Científica, que faz parte da Operação Verão Consicente 2020/2021, divulgou um balanço nesta quarta-feira, (13), mostrando que nos primeiros 20 dias de atuação no Litoral do Paraná, foram feitos 226 exames de perícias. Durante o verão, Matinhos conta com uma unidade de reforço que intensifica os trabalhos do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico-Legal (IML).

A Polícia Científica iniciou o reforço das equipes de peritos criminais e médicos-legistas das unidades do Litoral no dia 21 de dezembro de 2020. Desde esse dia até 11 de janeiro, foram feitos 94 exames do IML, 58 do Instituto de Criminalística e 74 exames pela Gerência de Laboratórios Forenses, o que totaliza 226 perícias.

O coordenador do Verão Consciente da Polícia Científica e perito oficial, Márcio Alexandre Tavares, diz que até o momento tudo ocorreu dentro do esperado pela instituição:

“Tivemos tudo dentro da normalidade, nada que escapasse do fluxo normal de demandas de trabalhos para a Polícia Científica. Estamos com uma série de exames equilibrada e reduzida, quando comparamos com as ações do ano passado, devido ao menor número de pessoas circulando pelo Litoral por conta da pandemia. Além disso, nesta temporada, o pessoal tem colaborado e respeitado bastante o nosso trabalho”, explica Tavares.

Solicitação de exames

Dos 226 exames de perícias realizados durante esses 20 dias, 73 foram solicitados pelas forças policiais na cidade de Matinhos; 57 em Paranaguá; 51 em Pontal do Paraná; 35 em Guaratuba; nove em Antonina e um em Morretes.

Do número total, 28,7% das análises foram exames de substâncias químicas. Em relação ao IML, dos 94 exames feitos neste período, 58 foram análises clínicas, como exames de lesão corporal ou sanidade mental. E 36 foram necropsias. 

Verão Consciente

A Polícia Científica do Paraná vai atuar no Litoral durante toda a Operação Verão Consciente 2020/2021. Foram reforçados os trabalhos de localística, feito pelo Instituto de Criminalística, e o plantão do Instituto Médico-Legal (IML). Cerca de 50 servidores, entre peritos criminais e auxiliares de perícia, fazem revezamento ao longo da temporada.

A Polícia Científica atua com equipes em regime de plantão durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Colaboração AEN