Em Curitiba, ônibus devem circular com limite de ocupação de 50%

De Barbara Schiontek | 16 de março de 2021 | 13:12
Foto: Luiz Costa/SMCS

Em Curitiba, devido ao decreto nº 565/2021, que instituiu a bandeira vermelha na cidade pelo agravamento da pandemia do coronavírus, os ônibus estão circulando com limite de ocupação de 50%. Nos terminais, os ônibus estão saindo com 30% de lotação, para chegar até 50% no itinerário. O objetivo é evitar aglomerações dentro do transporte. Antes da bandeira vermelha, o limite era de 70%. A regra é válida até o dia 21 de março.

“No Terminal Pinheirinho (o maior de Curitiba), não houve necessidade de colocação de carros extras e os demais terminais estão com movimento abaixo do normal”, afirmou o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

“Os ônibus da Região Metropolitana de Curitiba também estão operando com 50% de limite de passageiros, o que também reduziu a pressão nos terminais que fazem a integração de linhas”, disse.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que, se for necessário, carros extras serão acrescentados. A frota opera com cerca de 80% do total disponível, o que corresponde a mil ônibus. Até o dia 11 de março, o movimento diário era de cerca de 350 mil passageiros. Com o novo decreto, a expectativa é de que o número de passageiros reduza, já que a circulação de pessoas nas ruas também deve diminuir.

O presidente da Urbs ressalta que a ocupação de 50% não significa que os ônibus só circularão com passageiros sentados. Em um ônibus biarticulado, por exemplo, a ocupação de 50% equivale a 126 passageiros no veículo (53 sentados e 73 em pé). Nos articulados, são 100 passageiros (40 nos bancos e 60 em pé).

Os atendimentos presenciais e os agendamentos na Urbs e nas Ruas da Cidadania estão suspensos até o dia 21 de março.

Outras mudanças

Com as novas regras, a Linha Turismo, administrada pela Urbs, segue suspensa. Estão mantidas as Linhas Expresso Saúde e Vacina-Parque Barigui. As atividades de fiscalização, vistoria do transporte coletivo, limpeza e manutenção são executadas normalmente.

Colaboração Prefeitura de Curitiba