Em Curitiba, profissionais da linha de frente contra a covid-19 vão começar a ser vacinados

De Barbara Schiontek | 23 de janeiro de 2021 | 11:08
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Nesta segunda-feira, (25) a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba vai começar a imunização, com a primeira dose da Coronavac, das equipes das alas de UTIs e enfermarias dos hospitais da cidade que atendem pacientes com covid-19.

O grupo faz parte da primeira fase do cronograma do Plano Municipal de Imunização. São 12 mil profissionais da linha de frente, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, equipes de higiene e limpeza e outros profissionais das alas covid-19, que devem ser vacinados.

A vacinação será feita de forma escalonada, no Centro de Eventos Positivo, no parque Barigui. Nesta segunda-feira, o atendimento acontece das 13h às 20h.

A responsabilidade pela indicação dos profissionais das alas covid-19 é dos hospitais, que devem enviar a listagem para a Secretaria Municipal da Saúde.

Desde o início do programa de imunização de Curitiba, já foram vacinados os profissionais responsáveis pela aplicação das vacinas, os idosos e funcionários de instituições de longa permanência e os indígenas.

Agendamento no aplicativo

O agendamento da vacinação, de acordo com as listas enviadas, deve ser feito pelo aplicativo Saúde Já. O profissional vai receber uma mensagem com a data e horário da vacinação.

O aplicativo oferece as opções “Aceitar” a agenda, Reagendar ou Recusar (a vacina). O reagendamento pode ser feito apenas uma vez.

As direções dos hospitais foram comunicadas pela Secretaria da Saúde para orientarem os profissionais a baixarem o aplicativo e fazerem o cadastramento. O Saúde Já pode ser encontrado nas lojas virtuais das plataformas Google Play ou Apple Store. Pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br também é possível fazer o cadastramento e receber o agendamento.

Para profissionais da Região Metropolitana que trabalham em Curitiba nesses hospitais, o aplicativo permite o cadastramento numa versão mais simples, apenas para a funcionalidade da vacina.  

Colaboração Prefeitura de Curitiba