Em Curitiba, serviços de saúde atendem 4 pessoas por minuto com sintomas gripais

De Barbara Schiontek | 8 de março de 2021 | 11:35
Foto: Daniel Castellano/SMCS (Arquivo)

Em Curitiba, a cada minuto, uma média de quatro pessoas procuram o sistema municipal de saúde com queixas de sintomas respiratórios. A cada hora, são cerca de 225 atendimentos relacionados à sintomas gripais que podem indicar a covid-19. Estes dados são do sistema municipal de saúde, como unidades básicas de saúde, UPAs e central de teleatendimento.

Considerando apenas as unidades básicas de saúde, são quase 100 atendimentos por hora. Isto equivale a 20% do total de atendimentos das unidades. Esse é o maior porcentual de toda a pandemia do coronavírus. Antes da pandemia, o percentual ficava entre 5 e 6% e, no pico anterior, o máximo chegou a 16%.

Nas UPAs, o atendimento por sintomas respiratórios chega a 43%, ou seja, a cada hora, uma média de 46 pacientes com queixas de sintomas gripais. A média na Central de Atendimento, é de 82 atendimentos por hora, de pacientes com as mesmas queixas. 

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, esse aumento da procura pelos serviços relacionados à casos respiratórios, mostra maior intensidade da pandemia. 

“Estamos com uma nova variante circulando, com aumento do número de novos casos, internamentos, óbitos. É preciso que a sociedade reforce as medidas de prevenção e se atente às orientações sanitárias para que possamos novamente achatar a curva”, diz Márcia. 

Até o dia 04 de março, eram 8.476 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.  O número de óbitos por covid-19, em 2021, já concentra um quinto de todas as mortes pela pandemia em Curitiba. Nas últimas duas semanas, a média móvel de casos aumentou 117% e de casos ativos 75%. A média móvel de óbitos aumentou 54%. 

Colaboração Prefeitura de Curitiba