Em Foz do Iguaçu, distribuição da merenda escolar é retomada

De Barbara Schiontek | 16 de março de 2021 | 15:57
Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Na próxima semana, a Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu vai retomar a distribuição dos kits da merenda escolar para, aproximadamente, 25 mil alunos, que fazem parte da rede municipal de ensino. A entrega irá acontecer em diferentes dias e horários, dividindo as regiões da cidade, para evitar aglomerações. A previsão é que até o fim do mês, todos aqueles que fazem parte do programa recebam o material.

Cada escola ou Centro Municipal de educação Infantil (CMEI) é responsável pela organização dos horários. Os pais serão informados por meio das redes sociais, dos grupos de mensagem ou por ligação. Apenas um membro da família deve retirar o kit.

A ação faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para os alunos dos CMEIS são entregues arroz, feijão, óleo, macarrão, leite em pó, fubá e sal. E para os estudantes das escolas municipais, os kits contém arroz, feijão, óleo, macarrão, açúcar, farinha de trigo, fubá e sal. Os itens de acordo com os cardápios ofertados nas unidades escolares.

Segundo a Secretária de Educação do município, Maria Justina da Silva, a distribuição garante que alunos e famílias tenham acesso facilitado aos alimentos durante o período de suspensão das aulas presenciais. “Sabemos que muitas famílias têm na escola não apenas o lugar para a aprendizagem das crianças, mas é onde elas fazem as principais refeições do dia. Neste momento, em que a situação da pandemia nos proíbe de voltar às salas de aula, a entrega dos alimentos dará suporte para as famílias”, diz. 

Protocolos sanitários

Para a entrega dos alimentos, todos os protocolos sanitários de prevenção coronavírus serão seguidos, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. 

A entrega dos alimentos começou em março de 2020. Foram entregues mais de 50 mil kits, além de 200 toneladas de frutas e legumes para as famílias que possuem alunos matriculados na rede pública.

Devido à pandemia do coronavírus, as aulas presenciais na rede municipal de ensino estão suspensas. As atividades remotas tiveram início no dia 18 de fevereiro. A previsão de retorno presencial é 29 de março, conforme estiver o cenário epidemiológico.

Colaboração Prefeitura de Foz do Iguaçu