Em Londrina, idosos acima de 70 anos começam a ser vacinados

De Barbara Schiontek | 22 de março de 2021 | 17:33
Foto: Gustavo Tacaki

A partir desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa a vacinar contra a covid-19 os idosos com 70 anos ou mais. A medida cumpre a nova determinação do Ministério da Saúde, que indica que sejam utilizadas todas as doses enviadas até o momento, sem fazer reserva de estoque para a segunda aplicação.

Em Londrina, dentre os integrantes dos grupos prioritários cadastrados no Portal da Prefeitura, cerca de 18 mil possuem mais de 70 anos de idade. Para atender esse público, a SMS ampliará os horários de vacinação até o dia 1° de abril. A estimativa é atender, aproximadamente, 11 mil pessoas por semana.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, afirmou que as pessoas com cadastro validado já podem acessar o site da Prefeitura e reservar o atendimento. “Essa decisão, feita conforme a nova orientação do Ministério para utilizar todas as vacinas enviadas, nos possibilita uma ampliação considerável do número de vacinados”, disse.

A vacinação contra a covid-19 está acontecendo em dois locais: na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, com 420 vagas por dia; e no Centro de Imunização da Zona Norte, no prédio do Centro de Convivência do Idoso (CCI Norte), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 23h, com 1.200 vagas por dia.

Junto com os idosos acima de 70 anos, a vacinação contra a covid-19 inclui os profissionais e trabalhadores de saúde. Para agendar um horário é preciso pertencer a um desses grupos prioritários e ter o cadastro validado na SMS.

Aqueles que já foram vacinados com a primeira dose e que conferirem na carteira de vacinação que atingiram a data para receber a segunda aplicação, também devem agendar um horário, em um dos dois pontos de vacinação do município. “O atendimento de primeira e segunda dose é simultâneo. A diferença é que, no caso de segunda dose, é preciso levar, além do comprovante com QR Code  e documento de identidade, a carteira entregue na primeira aplicação”, frisou Machado.

Agendamento

Para agendar um horário é preciso acessar o site da Prefeitura de Londrina. Deve ser inserido o número do CPF da pessoa que irá receber a vacina. Em seguida, é preciso se informar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e clicar no campo em branco e dar o “continuar”.

Irá aparecer uma página na qual o usuário deve escolher um dos dois locais disponíveis para a vacinação (Centro de Imunização ou UBS do Jardim do Sol). Caso abra apenas um deles, isso significa que no outro não há mais horários disponíveis. Após preencher e conferir se todas as informações estão corretas e se o status abaixo dos dados está validado, o cidadão precisa clicar em “agendar”.

Depois, é preciso escolher um dia e um horário. Quando o dia estiver lotado, aparecerá a mensagem de que não há horário livre.

Após o agendamento, é preciso imprimir o comprovante com QR Code e levar no dia da vacinação para confirmar o dia e horário. Além dele, é preciso ter em mãos o documento de identidade oficial.

Colaboração Prefeitura de Londrina