Em noite fria, prefeitura de Curitiba abriga mais de 580 pessoas em situação de vulnerabilidade

De | 29 de maio de 2020 | 12:29

Na noite desta quinta-feira (28), 584 pessoas em situação de rua foram acolhidas nos abrigos da Prefeitura. Foi a segunda noite com maior número de atendimento, desde que teve início a Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, no dia 15 de maio. O recorde de acolhimento foi registrado no domingo (24/5), quando 596 foram abrigadas.

Do total de pessoas atendidas durante a noite desta quinta (28/5), 200 procuraram os abrigos espontaneamente para se proteger do frio e 62 foram encaminhadas pelas equipes da Fundação de Ação Social (FAS) que percorrem toda a cidade para oferecer acolhimento para essa população.

As outras 322 pessoas já são atendidas permanentemente nas unidades de acolhimento institucional e hotéis sociais do município, onde moram até que consigam a autonomia necessária para deixar as ruas.

Das 18h às 7h, a FAS realizou 101 abordagens sociais, 53 delas foram solicitadas pela população por meio da Central 156 e seis foram por telefone. Em 17 casos, as equipes se deslocaram até os endereços indicados, mas já não havia mais ninguém no local.

“Durante as abordagens, as equipes de educadores sociais oferecem atendimento e falam dos riscos da contaminação do novo coronavírus”, explica a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Vanessa Resquetti.

Apesar da oferta dos serviços e também do frio, 31 pessoas não aceitaram ir para os abrigos onde podem tomar banho, trocar de roupa, se alimentar, dormir. Em função da pandemia da covid-19, os acolhidos não precisam deixar as unidades pela manhã, podendo permanecer nos locais durante o dia e à noite.

A FAS pede que a população ajude a proteger as pessoas em situação de rua, principalmente nos dias mais frios, informando à Central 156 sempre que vir alguém desprotegido. Basta ligar para o 156 ou acessar o aplicativo Curitiba 156 e informar o endereço em que a pessoa se encontra.