Enfermeiras obstetras oferecem teleorientação para gestantes

De lucianpichetti | 3 de agosto de 2020 | 16:19
Foto: Divulgação

Um grupo de enfermeiras obstetras se uniu para ajudar gestantes nessa época de pandemia. O projeto “Fale com a Parteira” presta orientação por meio de um grupo de WhatsApp e chegou a Curitiba no mês passado.

O objetivo é ajudar as mulheres que já estão no tempo de parir a avaliarem a real necessidade de irem para a maternidade, seguindo as recomendações mundiais frente à pandemia da covid-19. A teleconsulta de enfermagem foi autorizada e normatizada pela Resolução Cofen Nº 634/2020, de março deste ano.

Serviço

O serviço funciona entre às 8h e a meia noite. As profissionais podem ajudar a identificar o tempo das contrações, o intervalo, movimento do bebê, se a bolsa rompeu, a cor do líquido e sinais de risco. As enfermeiras voluntárias, que trabalham em escala, também estarão disponíveis para dúvidas em geral em relação a gestação. Tudo com base nas evidências científicas atuais e nas recomendações dos órgãos de saúde.

O “Fale com a Parteira” tem página no instagram, com orientações para as gestantes. Interessadas podem entrar no grupo de WhatsApp por este link.