Enfermeiros do Depen são capacitados para teste da Covid-19

De lucianpichetti | 22 de maio de 2020 | 17:26
Foto: AEN

Uma equipe de saúde do Departamento Penitenciário de Foz do Iguaçu foi capacitada nesta quinta-feira (21) para coleta de material para exame de diagnóstico da Covid-19. O treinamento ocorreu no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, referência no município para atendimento de casos do novo coronavírus.

Três enfermeiros que atuam no Depen de Foz do Iguaçu participaram da aula. Cada um deles é lotado em uma das unidades (Penitenciária Feminina, Penitenciárias Estaduais I e II e Cadeia Pública Laudenir Neves). “O objetivo é capacitá-los para que, em caso de necessidade, os presos não precisem sair da unidade para fazer o teste”, disse o coordenador regional, Marcos Marques.

O método de coleta é o swab, procedimento que consiste em introduzir, em ambas as narinas, hastes flexíveis de algodão (semelhantes a um cotonete) pela narina até a nasofaringe e fazer movimentos rotatórios. Desta forma, são colhidas secreções das narinas e da boca.

“Eles receberem as instruções de como fazer o procedimento de forma a garantir que o material coletado esteja apto para posteriormente ser analisado pelo laboratório”, explicou Marques. Segundo ele, desta forma reduz-se os riscos de um possível deslocamento do preso até a unidade de saúde.

O treinamento foi feito pela enfermeira supervisora do Pronto-Atendimento Respiratório do Hospital, Isabela Rojas Azevedo. Durante a aula, ela ainda fez questão de tratar sobre a importância da paramentação (vestimentas) e os cuidado necessários ao desparamentar o profissional, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.

Colaboração AEN