Escola de Dança do Teatro Guaíra disponibiliza edital para novos alunos

De Daniela Borsuk | 1 de novembro de 2019 | 12:29
Em 2020, 99 vagas serão abertas (Foto: AEN-PR)

Está aberto o edital para o processo seletivo de novos alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra de 2020. Serão oferecidas até 99 vagas, sendo 45 para o Curso Juvenil e outras 54 para o de Formação do Artista Bailarino, que requer conhecimento prévio de técnica de balé. As inscrições começam no dia 18 de novembro e vão até o dia 29.

A EDTG é pública e gratuita e, por isso, as inscrições também não têm custo. Elas podem ser feitas diretamente na secretaria da escola ou pelo correio. Para as inscrições pelo correio, somente serão aceitas as que forem enviadas por Sedex e postadas até 29 de novembro de 2019 (data do carimbo).

Os documentos necessários são duas vias do formulário de inscrição preenchido, disponível no site da EDTG, e documento de identificação do candidato e do responsável. As provas para a seleção dos novos alunos devem ocorrer no período de 9 a 13 de dezembro. A EDTG não se obriga a preencher as vagas caso não haja candidatos aptos.

A data e horário da prova, para as inscrições realizadas pelo correio, são enviados pela secretaria da EDTG para o endereço eletrônico informado na ficha de inscrição.

Curso Livre Juvenil

O Curso Livre Juvenil, destinado a crianças de 8 a 11 anos, dura oito meses e é uma espécie de preparatório. Após este período, o aluno deve participar da seleção pública para o Curso Livre de Formação do Bailarino se deseja continuar estudando na EDTG. Serão oferecidas até 45 vagas nessa modalidade.

O processo seletivo ocorre mediante prova de aptidão física, que avalia biotipo e a coordenação motora, entre outros itens. Não é necessário conhecimento prévio de técnica de balé. A prova ocorre no período de 11 a 13 de dezembro. A data provável para matrícula é entre 16 e 18 de dezembro. É necessário apresentar atestado médico atualizado.

Artista Bailarino

O Curso Livre de Formação do Artista Bailarino tem duração de seis anos. Podem participar crianças e jovens a partir de nove anos. É exigido que o candidato tenha experiência prévia com balé de acordo com o nível desejado.

Em 2020, serão oferecidas até 54 vagas para essa modalidade, dependendo do nível técnico e artístico do candidato. A prova prática acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro. A banca vai avaliar diferentes conteúdos de balé clássico.

A data provável de divulgação do resultado é 11 de dezembro e o período para matrículas de 11 a 13 de dezembro. Os aprovados devem apresentar atestado médico atualizado para efetivar a matrícula.

Colaboração AEN-PR