Escola impulsiona marketing de pequenas empresas durante pandemia

De lucianpichetti | 7 de julho de 2020 | 16:16
Foto: Pexels

Para ajudar as pequenas empresas de todo o país durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, a Escola de Criatividade Redhook lançou um movimento para tirar do vermelho, pequenas empresas, por meio de ações de comunicação e marketing de baixo custo e curto prazo. A iniciativa mobiliza agências de comunicação, profissionais e fornecedores desse mercado, como designers, analistas de mídia e conteudistas.

Colaborativo, o Bluehook também conecta os voluntários com novas oportunidades de trabalho. O projeto nascido em Curitiba tem a participação das startups paranaenses Ebanx e vhsys, e deve alcançar 500 pequenos negócios até dezembro.

“Teremos núcleos dedicados a desenvolver estratégias criativas para gerar negócios, em projetos que devem unir criatividade e conversão. Além das pequenas empresas perceberem a importância da comunicação, elas também fazem uma imersão no próprio negócio para entender em qual ponto estão errando ou acertando”, diz Celinha Camargos, diretora geral da Redhook School.

Projeto piloto

A primeira iniciativa do projeto, em formato piloto, foi lançada na última semana de maio. O Blue-Lab é uma das iniciativas do movimento e reuniu professores e alunos da escola durante um dia inteiro para trabalhar em estratégias em prol dos pequenos negócios. A ação contou com 22 empresas participantes, em 1500 horas de imersão online.

Um grupo de 145 pessoas, divididas em equipes multidisciplinares, mobilizou-se para pensar e apresentar propostas de comunicação estratégica e reposicionamento das empresas nesse novo cenário. Nesta primeira edição participaram empresas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Bahia e Mato Grosso. Todas essas empresas serão acompanhadas de um a seis meses para mensuração dos resultados.

Segundo Celinha, o projeto também quer ajudar o mercado de comunicação no Brasil, segmento bastante afetado com a crise.

“Sabemos que quando a crise chega, a comunicação é a primeira a ser cortada nas empresas, o que se mostra um erro depois de um tempo e prejudica todo um setor. Queremos dar fôlego para agências, estimular os profissionais e dar ferramentas e oportunidade para que eles voltem ao mercado de trabalho”, acrescenta.

Próxima edição do Blue-Lab no Brasil

A escola já realizou duas edições do hackathon criativo virtual e beneficiou 22 micro-empresas de todo o Brasil, que continuam recebendo consultoria gratuita para colocar o projeto em prática, contratar as pessoas certas pelo valor adequado, e tirar dúvidas periodicamente.

A próxima edição do Blue-Lab no Brasil será dia 11 de julho e irá beneficiar mais um grupo de empresas filtradas das bases da escola, de seus parceiros e inscritos no site do bluehook.

Painéis virtuais com conteúdo gratuito

Em outra frente de formação do movimento Bluehook, toda semana grandes nomes nacionais e internacionais do mercado da comunicação participam de painéis online na plataforma da Redhook com palestras virtuais falando sobre conteúdos que geram reflexão e complementam suas iniciativas. Todos os painéis virtuais podem ser vistos no canal do Youtube da escola. Os próximos temas serão:

07/07, às 19h: Vero Von (diretora da Landia Buenos Aires) y Fernando Pellizzaro (Group Creative Director na David Miami) – palestra em espanhol

09/07, às 17h05: Presença Digital – O papel da comunicação no processo de migração obrigatória das empresas para o mundo virtual, com Celinha Camargos, Diretora de Marketing da Redhook e Rafael Bretas, diretor de criação da FOG.

Como participar do Bluehook

Para participar do projeto e ajudar as pequenas empresas, os interessados devem acessar o site bluehook.com.br.