Espaço Cultural BRDE reabre com novas exposições, formato híbrido e visitas agendadas

De Barbara Schiontek | 23 de fevereiro de 2021 | 11:01
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões anunciou sua reabertura ao público, adotando um plano gradual de volta ao atendimento presencial. - Foto: Guilherme Pupo

Nesta segunda-feira (22) foi anunciada a reabertura ao público do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões com a exposição “O que resta”, da artista Teca Sandrini. O espaço reabre adotando um plano gradual para o retorno do atendimento presencial. A mostra individual conta com oito pinturas, dois desenhos e três esculturas em mármore que convidam o espectador a analisar os detalhes.

Nas palavras da crítica de arte Maria José Justino, que assina a curadoria da exposição, o trabalho de Teca “é inseparável de sua existência” e os papéis de criadora e criatura se confundem constantemente.

A exposição conta com um formato híbrido de atividades, com uma programação online, que pode ser acessada nas redes sociais do Espaço Cultural. As visitas presenciais devem ser agendadas pelo site do local.

A exposição foi selecionada pelo Programa de Artes Visuais do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões e foi viabilizada por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Ademilar Consórcio de Imóveis.

A artista

Estela Sandrini é formada em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e tem especialização em Antropologia Filosófica pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou no ateliê do professor Juan Carlo Labourdette, em Buenos Aires (Argentina), e no Maryland Institute of Art, nos Estados Unidos. Entre 2011 e 2017, foi diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer. Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior e possui obras em importantes acervos institucionais. 

Programação

A partir de 1° de março a exposição “Mãe, mar”, da artista Livia Fontana, será apresentada na Sala da Torre. O trabalho realizado por Livia é uma reflexão sobre a fotografia na sociedade contemporânea, a partir de uma crítica que envolve a manipulação de imagens antigas e atuais, que partem de apropriações e acontecimentos da internet.

“É uma exposição sobre a vida cada vez mais vigiada, o imperativo de representar e a impossibilidade de desconexão”, diz Amélia Correia. A exposição aborda essa temática a partir da evolução dos usos da fotografia, como em sua série “Loading”, que lida com o estado de ansiedade de imagens que ainda não se formaram. Amélia Correia assina o texto crítico da mostra.

O tema da erva-mate também estará presente na programação, com a exposição “Narrativas e poéticas do mate”, que integra o programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação, uma iniciativa de cooperação institucional idealizada pelo Museu Paranaense e pelo Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. O programa tem como objetivo incentivar a pesquisa em acervos, estimular novos recortes curatoriais e proporcionar a ampliação de públicos com a circulação de acervos de Curitiba.

A primeira iniciativa foi fomentar pesquisas sobre acervos relacionados à erva-mate, buscando amplificar as percepções sobre o patrimônio ervateiro a partir da perspectiva histórica, antropológica, artística e cultural. “Narrativas e poéticas do mate” apresentará um conjunto de rótulos ervateiros provenientes do acervo do Museu Paranaense, uma sala botânica, além de obras do artista Alfredo Andersen relacionadas à erva-mate. Durante a exposição, a Sala da Torre receberá a instalação “O verde é o verde”, da artista Eliane Prolik.

Palacete dos Leões

Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferecendo uma programação gratuita, no local acontecem exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural.

Os horários de visitação são variados, de segunda a sexta-feira. No local, é obrigatório o uso de máscara durante toda a visita e o cumprimento das outras medidas para o combate do coronavírus.

Serviço

“O que resta” – Teca Sandrini

Com curadoria de Maria José Justino

Período expositivo: de 22 de fevereiro até 31 de março

Local: Salas 1 e 2

“Mãe, mar” – Livia Fontana

Com texto de Amélia Correia

Período expositivo: de 1° a 31 de março

Local: Sala da Torre

“Narrativas e poéticas do mate”

Programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação / Em parceria com o Museu Paranaense

A partir de 12 de abril, em todo o Palacete

Colaboração AEN