Espetáculo circense e muita diversão animam programação no Museu Oscar Niemeyer

De Daniela Borsuk | 27 de novembro de 2019 | 12:33
(Foto: Ilustração/ Pixabay)

O Programa Guritiba realiza a última ação da edição 2019 com programação aberta ao público, no Museu Oscar Niemeyer. Com atividades recreativas, brincadeiras, pinturas temáticas,e distribuição de pipoca e algodão doce, o evento contará com espetáculo repleto de números circenses para toda a família. A atividade vai marcar o fim das ações do Programa Guritiba em 2019.

A produtora do projeto, Carol Scabora, explica que a ideia do evento é comemorar o sucesso do Programa Guritiba, que promove a inclusão do público infantil de áreas periféricas a atrações artísticas. “A intenção é trazer não só o público geral para conhecer o programa, mas retornar famílias que já foram impactadas, buscando a formação do espectador através de um dos braços do projeto”, afirma.

Ao longo do mês, também foram realizadas ações voltadas aos educadores nos municípios de Campo Largo e Pinhais. Em uma das atividades, o tema tratado foi a inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) no âmbito escolar. Em parceria com o Instituto Aurora, o Programa apresentou a utilização das artes enquanto meio de apresentar os objetivos aos alunos em sala de aula.

A formação de alunos deste mês conduz 80 alunos da Escola Joana Raksa do Caximba e 16 alunos do Projeto Dorcas a exposições mediadas da Bienal de Curitiba no MON e Palacete dos Leões, respectivamente.

Além da Formação para Educadores, também foi realizada a contação de histórias para crianças da ONG Passos da Criança, CMEI Bracatinga e da Associação São Roque. A ação tem o objetivo de possibilitar experiências que sugerem um mundo melhor, por meio da  literatura.

Crianças impactadas

Com ações regulares e permanentes desde 2018, o Programa Guritiba começou há 11 anos como parte do Festival de Teatro de Curitiba com objetivo de promover atividades artísticas para crianças, já circulou em mais de 80 escolas de Curitiba e Região Metropolitana, incluindo zona rural.

Já no seu segundo ano em ação, o Programa Guritiba impactou mais de 30 mil crianças em vulnerabilidade social, com a contação de histórias, formação para alunos e com as os espetáculos teatrais. Além dos pequenos, a iniciativa também promove a ação “Cultura em Família”, que prevê a realização de experiências artístico-culturais para toda a família, disponibilizando transporte até o local da apresentação, ingressos e alimentação após o espetáculo, possibilitando que a experiência familiar seja reforçada por meio das vivências culturais. Em 2019, a ação foi realizado mais de 50 vezes e impactou 886 pessoas, entre pais e filhos.

Serviço – Show de Circo

Sinopse: Mágica, malabarismo, antipodismo, pernaltas, ilusionismo e palhaços compõem esse universo encantando. Artistas que surpreendem o público e se arriscam nas possibilidades das artes circenses. Neste picadeiro estarão Ricardo Thomé, Madame Virgulina, Mago Niko e os palhaços Pituxo, Loro e Tchonsky da Cia Os Barbacas. Venha rir e se impressionar com o que o circo tem a lhe oferecer.

Data: 30/11

Hora: 14h

Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)

Entrada gratuita

Colaboração Assessoria de Imprensa