Estado de SP inicia campanha multivacinação a partir de segunda-feira

De Redação Estadão | 2 de outubro de 2020 | 14:38

Começa na segunda-feira, 5, em todo o Estado de São Paulo uma campanha de multivacinação voltada a crianças e adolescentes. A campanha contará com imunização contra poliomielite e também serão disponibilizadas outras 14 vacinas, que combatem 20 doenças, entre elas sarampo, rubéola e caxumba. A campanha vai até o dia 30 de outubro e, de acordo com o governo do Estado, tem como objetivo atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade.

Contra a pólio, a meta do Estado é de imunizar 95% de um total de 2,2 milhões de crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a imunização dessa população contra a pólio está em 78% no Estado.

Já a campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. No total, serão oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Além disso, neste ano, também foi inserida na campanha a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Somando todos os tipos de vacinas, serão mais de 5,2 milhões distribuídas nos mais de 5 mil postos do estado para aplicação. O Dia D da campanha será realizado no dia 17 de outubro, com postos abertos no sábado.

Paloma Cotes
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário