Evento celebra o Dia Nacional do Choro

De Redação | 22 de abril de 2021 | 15:05
Foto: Divulgação

Em parceria com o Conservatório de MPB de Curitiba, o Coreto Digital do Passeio Público vai realizar uma programação em comemoração ao Dia Nacional do Choro, celebrado nesta sexta-feira (23). Amanhã (23) e no sábado (24) serão transmitidos no telão 360º do Coreto, das 10 horas às 18 horas, 21 vídeos de três grupos artísticos ligados ao conservatório: Conjunto Choro e Seresta, Orquestra à Base de Corda e Orquestra à Base de Sopro.

A playlist completa do chorinho tem 1h30 de duração e a entrada é gratuita. O público deve usar máscara, manter distanciamento e seguir as demais recomendações de saúde contra a covid-19.

No Dia Nacional do Choro, os vídeos da Orquestra à Base de Corda e Orquestra à Base de Sopro, realizados especialmente para a data, estreiam também na programação das redes sociais do Conservatório de MPB, Fundação Cultural de Curitiba e Curitiba Arte (Icac).

A data é homenagem ao aniversário de nascimento de Pixinguinha. Maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro, o músico é considerado um dos maiores compositores da MPB.

Conjunto Choro e Seresta

Na playlist do Coreto Digital, 17 vídeos são do Conjunto Choro e Seresta, tradicional pelas apresentações na feirinha do Largo da Ordem. Sete vídeos foram gravados no pátio da Capela Santa Maria durante a pandemia, os outros dez integraram a programação do 1º Encontro de Saberes Ancestrais, realizado em 27 e 28 de março de 2021, de forma on-line.

Vídeos estreiam nas redes

O chorinho também estará nas redes sociais. Às 11 horas, a Orquestra à Base de Corda com direção musical de João Egashira, apresenta Um Adeus para Waldir, de um dos mais importantes músicos da história do choro no Paraná, Janguito do Rosário.

Janguito marcou época, seu trabalho mais conhecido foi o Regional do Janguito, grupo que contava com a participação de grandes personalidades do choro curitibano. Na sua carreira, acumulou mais de seis mil apresentações em todo Paraná.

“Se hoje existe roda de choro na cidade foi porque existiu Janguito, o Choro e Seresta, e toda uma turma que se preocupou em perpetuar a nossa história. A semente do Janguito frutifica até hoje”, explica Egashira.

O vídeo da Orquestra à Base de Sopro entra na programação das redes sociais, às 18 horas, com o Gaúcho, de Chiquinha Gonzaga. Com direção musical de Sérgio Albach, a orquestra é considerada um dos principais grupos de música brasileira do país e vem se aprimorando na pesquisa de novas sonoridades.

Informações da Prefeitura de Curitiba