Falsa enfermeira é flagrada em Curitiba

De lucianpichetti | 31 de julho de 2020 | 15:26
Foto: Coren/PR

Uma falsa enfermeira foi encaminhada a delegacia por fiscais do Conselho de Enfermagem do Paraná (Coren/PR). A ação, em parceria com o 7º distrito da Polícia Civil, ocorreu na tarde desta quinta-feira (30). A mulher, de 36 anos, atuava como técnica de enfermagem com um registro falsificado do Conselho em uma unidade privada de atendimento a pacientes com covid-19 no bairro Boqueirão, em Curitiba.

No momento da abordagem, ela fazia a triagem de pacientes com suspeita de covid-19, atividade que pode ser exercida apenas por enfermeiros. A falsa enfermeira foi retirada do trabalho e teve que seguir até a delegacia para explicar a situação. Lá, confessou que não tem habilitação técnica para o exercício da função e que utilizou um registro falso para sua contratação, que ocorreu em março de 2020.

Após o depoimento, foi lavrado pela Polícia Civil um termo circunstancial de exercício irregular da profissão e aberto um inquérito para a apuração da falsificação dos documentos.

Risco

A Enfermagem é uma profissão regulamentada por Lei Federal (Lei n.º 7.498/86) e somente o profissional habilitado, inscrito e em dia com seu conselho de classe pode exercer as atribuições da área.

A enfermeira fiscal do Coren/PR, Elizabeth Cunha, explica que é função da fiscalização do Conselho garantir que profissionais devidamente habilitados exerçam atividades de enfermagem. Segundo ela, uma pessoa sem qualificação atuando em procedimentos da área pode colocar a vida dos pacientes em risco.