Ferramenta digital identifica perfis empreendedores

De Barbara Schiontek | 26 de março de 2021 | 18:56
Foto: SebraePR

Uma ferramenta digital, que recebe o nome de Identificação do Comportamento para Orientação ao Desenvolvimento Empreendedor (Icode), faz com que, por meio de questões online, seja possível identificar pontos fortes de empreendedores e, a partir disso, é possível entender o perfil e o tipo de negócio mais compatíveis com o indivíduo. A ferramenta, desenvolvida pelo Sebrae/PR, está disponível online e gratuitamente.

O Icode é composto por um questionário com perguntas, como o uso de tecnologias para reduzir custos e aumentar lucro, previsão de crescimento a curto prazo, entre outros assuntos, relacionados a um modelo de negócio.

“Cruzamos o resultado de perfil com o resultado do tipo de negócio. A partir disso, já indicamos algumas soluções do Sebrae para este cliente. É como se ele já soubesse qual é o primeiro ou o próximo passo para, enquanto gestor de um negócio, tomar decisões certas e ampliar suas opções”, explica a consultora do Sebrae/PR, Franciele Dulla.

A ferramenta apresenta quatro tipos de resultados para o perfil empreendedor: aventureiro, pragmático, prudente ou visionário. “O perfil pragmático, por exemplo, possui pensamento rápido, tem construção de abordagem lógica e racional, gera soluções inovadoras para problemas. Não é tão ágil, mas consegue ter visão do todo e fazer conexões”, analisa a consultora.

O Icode ainda demonstra o resultado do tipo de negócio: desbravador, receptivo ou convicto. “O perfil convicto utiliza estratégias que são sucesso no mercado, coisas que já funcionam e entregam sensação de estabilidade e segurança para o consumidor. Ele consegue atender públicos mais abrangentes a longo tempo, mas precisa ficar atento para não se desconectar das novidades do mercado, porque surgem oportunidades todos os dias”, explica Franciele.

A ferramenta permite ter autoconhecimento sobre si e o negócio. Dominando a operação do negócio, um empreendedor tem as opções ampliadas e as chances de ter sucesso aumentam, porque isso está relacionado, diretamente, com o estilo de gestão e de modelo de negócio.

Clique aqui para fazer o teste.

Colaboração SebraePR