Ferry-boat de Guaratuba recebe proposta de tarifa

De Barbara Schiontek | 15 de janeiro de 2021 | 19:45
Foto: AEN

Nesta sexta-feira, (15) o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu o envelope com a proposta de tarifa para o transporte aquaviário de veículos e passageiros na travessia da Baía de Guaratuba, também conhecido como ferry-boat. Uma das duas empresas que disputavam a nova concessão, que é válida por 10 anos, foi habilitada a apresentar a documentação para a última etapa do processo.

O valor proposto pela Três Mosqueteiros Comércio e Navegação foi de R$ 8,90, sendo que o teto da tarifa básica previsto no edital de licitação era de R$ 9,15. A tarifa básica é o valor cobrado dos carros de passeio.

A comissão de licitação tem o prazo de até cinco dias úteis para homologar a proposta. Como a atual concessão vence no dia 7 de abril, a empresa vencedora poderá começar a operação do ferry-boat já no dia 8 de abril, após a elaboração do contrato de concessão e a assinatura da ordem de serviço.

 A abertura do envelope foi acompanhada por representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e também, da empresa que foi inabilitada na disputa, garantindo a lisura do processo.

Reformas

A empresa que assumir a travessia deve: revitalizar todo o pavimento e a sinalização da área concessionada; reformar e adequar os quatro conjuntos de atracadouros; implantar ciclovias de concreto. Também vão ser reformadas as edificações da concessão, como as bilheterias, a lanchonete e a instalação do Serviço de Atendimento ao Usuário.

Colaboração AEN