Fonoaudiólogos possuem papel fundamental na recuperação de pacientes com covid-19

De Redação | 20 de abril de 2021 | 14:08
Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Os efeitos causados pela covid-19 podem ser diversos. Em Foz do Iguaçu, a equipe de fonoaudiologia do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, tem desempenhado um papel fundamental para a recuperação das pessoas infectadas pelo coronavírus. O trabalho para ajudar no retorno da fala daqueles que são intubados é essencial para dar tranquilidade aos pacientes, que podem voltar a conversar com suas famílias por chamadas de voz. 

Os cinco fonoaudiólogos que atuam no hospital fazem parte de uma equipe multidisciplinar que oferece aos pacientes cuidados integrais, com orientações, avaliações e reabilitação, para que eles possam ter uma recuperação mais rápida.

Assim como os demais profissionais da instituição, a equipe de fonoaudiologia precisou se adaptar a uma rotina mais intensa e desafiadora no enfrentamento à pandemia da covid-19. Os fonoaudiólogos atuam com foco na reabilitação da disfagia, que é a dificuldade para engolir, e a redução do risco da broncospiração, quando alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas. 

De acordo com a coordenadora da equipe e fonoaudióloga, Tatiane Cruz Bernardo, a equipe tem como diferencial o uso de válvulas conhecidas como “válvulas de fala”, importantes nas estratégias de reabilitação. “Além de reduzir as broncoaspirações por saliva e suas complicações, essas válvulas permitem uma alimentação mais segura, reduzindo a necessidade de múltiplas aspirações traqueais diárias, auxiliando no processo de desmame do oxigênio”, explica a fonoaudióloga.

A fonoaudióloga complementa que “todo esse processo vem a favorecer a alta hospitalar, ajudando a devolver a voz ao paciente que consegue, por exemplo, falar com a família por uma chamada de vídeo, sentindo-se mais tranquilo e seguro, mesmo que ainda esteja traqueostomizado”.

Para o diretor-presidente do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, Sergio Fabriz, o trabalho de todas as equipes multidisciplinares, como a de fonoaudiologia, é complementar e fundamental para a recuperação dos pacientes com covid-19.

Informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu