Fotógrafo Orlando Azevedo lança 14º livro: “Mestiço – Retrato do Brasil”

De Daniela Borsuk | 31 de outubro de 2019 | 11:23
A publicação apresenta 340 retratos (Foto: Orlando Azevedo)

Na próxima quinta-feira (7), às 19h30, o Museu Oscar Niemeyer promove o lançamento do livro “Mestiço – Retrato do Brasil”, do fotógrafo Orlando Azevedo. A edição apresenta 340 retratos em preto e branco de brasileiros anônimos. As fotos foram tiradas ao longo das décadas.

“O livro mostra pessoas unidas pela grande diáspora da língua portuguesa, cuja grandeza e beleza está na sua mestiçagem”, diz Azevedo, açoriano de nascimento, mas desde 1964 residente em Curitiba.

A produção autoral de seu 14º livro é resultado, em grande parte, de um projeto que teve início no final da década de 1990, quando o fotógrafo percorreu 90 mil quilômetros na expedição Coração do Brasil, com o intuito de documentar o patrimônio humano e natural do País. A obra também conta com retratos feitos em décadas anteriores, desde os anos 70, ainda em formato analógico.

(Foto: Orlando Azevedo)

“A expedição sempre teve como meta revelar o outro, o Brasil oculto e à margem, dar voz ao grito contido”, explica o fotógrafo. “Mestiço – Retrato do Brasil” é uma síntese deste continente chamado Brasil, em sua diversidade e multiplicidade.

O prefácio do livro é assinado pelo jornalista, escritor, tradutor e editor Eduardo Bueno, que define a obra como um Brasil sem maquiagem, de cara e alma lavadas. “Orlando Azevedo nos deixou cara a cara com o Brasil”, define. Bueno é autor da coleção Terra Brasilis, que inaugurou um estilo leve e crítico de contar a história do País.

Colaboração AEN-PR