Foz do Iguaçu integra rota nacional de cervejas artesanais

De Barbara Schiontek | 25 de março de 2021 | 09:35
Foto: Craft Beer

A cerveja artesanal Lager Oak, fabricada no centro de Foz do Iguaçu, está entre as melhores da América Latina. No dia 18 de março, no Concurso Brasileiro de Cervejas 2021 (CBC 2021), a Cervejaria 277 Craft Beer conquistou a medalha de prata, na categoria “Wood and barrel aged” (cerveja envelhecida em madeira) com o rótulo Lager Oak – Barba de Serpente. Ao todo, participaram 467 cervejarias de todo o Brasil com 3.162 rótulos, em 134 categorias.  

O concurso é promovido anualmente pela Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) e coordenado pela Escola Superior de Cerveja e Malte. A categoria na qual a cervejaria de Foz do Iguaçu foi premiada é uma das mais disputadas, pois envolve uma das tendências do setor, que são as cervejas maturadas em madeira.

Na competição, a Cervejaria 277 Craft Beer ocupou o pódio com a Cervejaria Imigração 1824, que recebeu medalha de ouro, e a Colorado (Ambev), que ganhou a medalha de bronze.

A premiação é um componente importante, que auxilia o Paraná a ser um destino turístico e gastronômico. Foz do Iguaçu é o primeiro município paranaense que criou uma lei especifica de apoio às microcervejarias.

“É uma grata surpresa constatar que uma cerveja feita em Foz do Iguaçu, um dos mais lindos cartões postais do nosso Estado, ganha uma medalha nesse concurso grandioso”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. “O turismo gastronômico é um segmento de destaque no Paraná. E o setor cervejeiro está nesse contexto, com premiações e reconhecimento pela qualidade dos produtos. E temos, também, a melhor cachaça do Brasil, cujos barris foram usados para fabricar a cerveja, unindo os destinos turísticos do litoral e do extremo oeste do nosso território”.

Lager Oak

A cerveja premiada passa a integrar a lista das cervejas de elaboração com maior complexidade. O proprietário, Agenor Maccari Junior, responsável pela formulação do produto, reforça a importância do concurso para Foz do Iguaçu e para o Paraná.

“Ser reconhecida entre os melhores em um concurso dessa dimensão confirma Foz e, consequentemente o Estado na rota do turismo gastronômico”, pontua. “A cena cervejeira em Foz está em franco crescimento. O olhar diferenciado do poder público municipal, que criou a legislação específica, dá segurança jurídica e incentiva quem quer empreender”.

Maccari é especialista em envelhecimento de bebidas e máster blender das cachaças Novo Fogo e Porto Morretes, fabricadas no litoral do Estado. Para o preparo da Lager Oak, ele escolheu os barris de carvalho que eram usados para envelhecer as cachaças. 

Mestre cervejeiro da 277 Craft Beer, Guilherme Silvestre, detalha o produto. Segundo ele, a cerveja é leve, clara, suave e delicada no sabor, mas traz toda a complexidade do carvalho que remete à baunilha e outras notas amadeiradas. “Ter um rótulo premiado em uma das categorias que envolvem as cervejas mais complexas do Brasil foi bastante gratificante. Além de colocar Foz no cenário nacional de cervejas, nos motiva a continuar prezando sempre pela qualidade de nossos produtos”, disse.

O Concurso

O Concurso Brasileiro de Cervejas acontece em Blumenal, Santa Catarina. A edição de 2021 premiou 256 cervejarias em mais de 100 categorias.