Foz do Iguaçu tem voos diretos para Santiago no Chile com preços de baixo custo

De | 7 de janeiro de 2020 | 10:19
(Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, tem agora voos diretos para Santiago, no Chile. A operação começou na sexta-feira (3), pela companhia aérea low cost Jet Smart, com passagens mais baratas que as convencionais.

São dois voos semanais, às quintas-feiras e aos domingos, com preço final a partir de R$ 299 por trecho, com as taxas inclusas.

A nova rota deve representar um incentivo para o turismo da cidade. O primeiro voo de Santiago trouxe 146 passageiros a Foz do Iguaçu, cerca de 80% da lotação da aeronave Airbus A320. Em 2019, foram cerca de 2,4 milhões de embarques e desembarques no Aeroporto Internacional das Cataratas, de acordo com balanço parcial da prefeitura. “É uma conquista importante para todo o Paraná porque Foz do Iguaçu é o nosso grande atrativo e a porta de entrada de visitantes estrangeiros no nosso Estado.

Dali, eles podem aproveitar para conhecer as belezas de outras cidades paranaenses”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Com investimentos em infraestrutura e a divulgação do Paraná como destino turístico, queremos ampliar o turismo no Estado, uma forma barata de gerar emprego nos municípios”, disse. Os voos entre Santiago e Foz do Iguaçu têm 2h20 de duração. Eles saem de Foz às 21h05 nas quintas-feiras e às 17h30 nos domingos. Na capital chilena as decolagens são às 17h30 na quinta-feira e às 17h45 nos domingos.

Aviação

A operação da companhia aérea chilena se soma a outras conquistas na aviação paranaense no último ano, consolidando o Paraná como uma das maiores malhas aéreas do País. O programa Voe Paraná, lançado pelo Governo do Estado em 2019, retomou a aviação regional no Estado, com rotas operadas pela Gol ligando Curitiba a 10 cidades do Interior. O Aeroporto de Guarapuava (Centro) foi reinaugurado e passou a receber um voo comercial semanal da Azul. A Latam também anunciou a abertura de 71 novos voos semanais no Estado. A companhia aérea Voepass (antiga Passaredo) também inicia nesta semana uma rota ligando Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ao aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo.

Pista

A atual pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu, com 2.195 metros de comprimento por 45 metros de largura, é uma pista curta para a decolagem de voos de longa distância. Grandes aeronaves já pousaram no local, como o Boing 747 e o Concorde. O maior problema é na decolagem, já que aviões que percorrem longas distâncias precisam de pistas maiores.

Hoje não é possível decolar com o tanque cheio, o que impossibilita voos diretos para os Estados Unidos e a Europa. A nova pista terá 2,8 mil metros, 605 metros a mais que a atual. Além disso, será aplicada uma camada de revestimento de SMA, que dá um ganho de performance de 20% às aeronaves, o que permite autonomia de voos para locais como Miami, Nova York, Lisboa e Madri.

Colaboração AEN