Golpes virtuais aumentam e Polícia Civil alerta sobre dados bancários

De Daniela Borsuk | 31 de março de 2020 | 10:04
(Foto: Pixabay)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta a população sobre golpes virtuais que estão sendo aplicados por criminosos durante a pandemia da Covid-19. A tentativa dos criminosos é a de obter informações privilegiadas das vítimas, como dados bancários, senhas e informações de cartões de crédito. 

A PCPR orienta que nenhuma informação seja fornecida pela internet sem que se tenha certeza sobre a confiabilidade do website. Via de regra, o usuário deve desconfiar de ofertas gratuitas. 

Os criminosos têm criado sites falsos, semelhantes aos de instituições oficiais, com o objetivo de aplicar golpes. Em geral as vítimas são assediadas através de mensagens de celular, WhatsApp, email ou postagem em mídias sociais com links maliciosos. Nesses casos, a vítima não deve clicar no link. 

Os tipos de golpes já identificados são agendamento do teste de coronavírus em casa, aplicativos que rastreiam a doença pelo mundo, álcool em gel da Ambev, vacina contra o coronavírus, acesso grátis à Netflix e kit gratuito com máscara e álcool em gel. 

Para informações de como registrar um Boletim de Ocorrência relativo a crimes de estelionato, o usuário deve consultar a página neste link.

Colaboração Polícia Civil