Governador Ratinho Junior determina corte de 30% nos salários do primeiro escalão do Estado

De | 16 de abril de 2020 | 09:44
(Foto: AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou, na quinta-feira (16), uma redução de 30% do próprio salário. A medida também foi aplicada o vice-governador, Darci Piana, os secretários de Estado, controlador-geral do Estado, superintendentes e diretores da Agência Reguladora do Paraná, Agepar.

De acordo com o governo,a iniciativa é mais uma ação voltada à reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus. O corte vai atingir 32 servidores, representando uma economia de aproximadamente 226 mil reais por mês. O dinheiro será destinado integralmente ao Fundo de Combate à Pobreza do Estado para financiar ações contra a Covid-19 e também ajudar nos efeitos econômicos e sociais da crise. 

A medida vale enquanto durar a pandemia. De acordo com a Casa Civil, para evitar um efeito cascata em diversos salários, incluindo também representantes dos demais poderes, o corte será feito por meio de desconto em folha, sem a necessidade de uma regulamentação específica. Atualmente, a remuneração do governador é de 33 mil e 700 reais, teto no Paraná. 

Por lei, o salário do vice fica em 95% deste valor, e, dos secretários, em 70%. Também por determinação do governador Ratinho Junior, o salário do primeiro escalão do Governo Estadual está congelado desde o ano passado, decisão válida até o final de 2022. A decisão impediu a aplicação de um reajuste de 16% concedido pelo Senado Federal aos ministros do Superior Tribunal Federal no final de 2018 e que teria reflexos no Governo do Paraná, uma vez que a lei paranaense atrela o salário do governador ao dos magistrados da corte, que recebem 39 mil reais por mês.  

Colaboração AEN