Governo de Ratinho Junior é aprovado por 77% dos paranaenses

De lucianpichetti | 22 de dezembro de 2020 | 14:24
Foto: AEN

A aprovação do governador Ratinho Junior atingiu 77,2% neste mês de dezembro, ao final do segundo ano de mandato. A cada quatro paranaenses, três aprovam a gestão, segundo sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (22). Houve crescimento de três pontos percentuais em relação ao estudo divulgado em julho, que apontou 74,2% de avaliação ótima e boa.

Um dos aspectos positivos apontados pelos paranaenses é a atuação em meio à pandemia do novo coronavírus. As decisões de Ratinho Junior são aprovadas por 71,4% das pessoas. Esse índice é a soma das avaliações ótimas e boas. O número cresceu 3,8 pontos percentuais em relação a julho, quando era 67,6%.

Estratificação

A pesquisa de dezembro mostra que o governador Ratinho Junior é bem avaliado em todas as faixas etárias, níveis de escolaridade, gêneros e localidades (Capital ou Interior). As maiores avaliações ocorreram entre paranaenses com nível Fundamental (80,8%), mais idosos (80,7%), mulheres (78,9%) e na Região Metropolitana de Curitiba (80,6%).

A atuação na crise também é bem avaliada em todos os segmentos, com destaque para população de 45 a 59 anos (74,2%) e 60 anos ou mais (73,3%), além da população economicamente ativa (71,5%).

Metodologia

A pesquisa abrange habitantes de 16 anos ou mais de todas as regiões do Estado e foi realizada entre os dias 16 a 18 de dezembro. Foi utilizada uma amostra de 1.520 pessoas, estratificadas segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho atingiu 165 municípios. O nível de confiança é de 95% e margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.

Confira aqui a pesquisa na íntegra.