Governo deve ativar UTIs Covid-19 no interior do Paraná

De lucianpichetti | 23 de novembro de 2020 | 14:54
Foto: AEN

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prevê a ativação de leitos de UTI, exclusivos para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, no interior do Paraná, a partir dessa semana. O anúncio foi feito na última sexta-feira (20), pelo secretário da saúde, Beto Preto, após a ativação de 38 leitos no Hospital de Reabilitação, em Curitiba.

Desde setembro, com a diminuição do número de casos de coronavírus e com a redução da taxa de ocupação dos leitos, o Paraná estava desativando gradativamente as UTIs exclusivas para Covid-19. De acordo com a Sesa, a prática não comprometeu a assistência aos pacientes e permitiu o redirecionamento da estrutura para atendimento geral às emergências e a procedimentos eletivos.

Neste período, 232 leitos de UTI adulto, 447 enfermarias adulto, 27 leitos de UTI pediátrica e 35 enfermarias pediátricas foram desativados. Na última semana, com o aumento no número de casos, principalmente em Curitiba, e posteriormente aumento da demanda de internamento hospitalar, a Secretaria de Estado da Saúde voltou a reativar progressivamente os leitos.

Os contratos com as equipes médicas, de enfermagem e técnicos também estavam finalizando, coincidindo assim com a redução da demanda pelas estruturas hospitalares nas últimas semanas, o que permitiu a diminuição de leitos.

Atendimento exclusivo

A Sesa adotou a estratégia de atendimento exclusivo a pacientes suspeitos e/ou confirmados com a Covid-19 em 26 de março. Inicialmente o plano contemplava 264 leitos (52 de UTI e 212 de enfermaria). Atualmente o Paraná soma 2.199 leitos – 944 de UTI adulto, 1.199 enfermaria adulto, 22 UTI pediátrica e 34 enfermaria pediátrica.

Da redação com assessoria