Grupo vai tratar do uso racional da água

De lucianpichetti | 5 de maio de 2020 | 15:23
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Preocupado com o período mais severo de estiagem dos últimos anos, o Governo do Estado decidiu criar um grupo de trabalho interinstitucional que irá propor a regulamentação de critérios para o uso racional e de reuso da água em todo o território paranaense. Compõem o grupo profissionais do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da Sanepar e das federações das Indústrias, a Fiep, e da Agricultura, a AEP.

A portaria é válida por 180 dias e foi publicada no Diário Oficial do dia 28 de abril. A finalidade do grupo é evitar desperdícios ao criar condições para que a população e setores produtivos sofram o mínimo possível com o racionamento de água.

Seca

A seca do Paraná já dura quase um ano, com chuvas bem abaixo da média histórica desde junho de 2019, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A diretora de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Fabiana Campos, explicou que levantamentos iniciais do Simepar apontam que o período de estiagem pode se estender até setembro. Com isso, reforçou ela, será necessário a interferência do grupo na criação de políticas públicas para o uso consciente da água.
Fabiana reforçou, ainda, que a ampliação do rodízio no fornecimento de água será inevitável nas diversas regiões do Estado. A intenção, contudo, é apostar em medidas educativas, evitando punições neste primeiro momento.

Previsões

As previsões também não são animadoras. Relatório do Simepar mostra que o volume de chuvas no Paraná ficará abaixo da média normal no período que varia de três a seis meses.

Oeste

A diminuição da quantidade de água nos mananciais de abastecimento tem colocado em risco o fornecimento em algumas cidades da região Oeste, como Cascavel. A cidade registrou em sua estação de monitoramento o acumulado de 377 milímetros de chuvas nos 120 primeiros dias deste ano.

Esse é o menor volume desde 2004, quando choveu no mesmo período 337 milímetros. Os rios que abastecem a cidade estão com seus níveis em queda de mais de 30%. Já foi necessário abrir em 40% o registro do Lago Municipal para contribuir com o aumento no volume de água do Rio Cascavel.

A Sanepar não descarta abrir esse registro totalmente, assim como a possibilidade de implantação de rodízio no abastecimento.

Colaboração AEN