Hemepar pede doações de sangue e adota agendamento pela internet

De | 23 de março de 2020 | 15:47
(Foto: Venilton Kuchler/Arquivo AEN)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) passou a adotar um sistema online de agendamento para doação de sangue em Curitiba e Cascavel. A medida foi tomada para evitar aglomeração nos centros de doação, por causa da pandemia do novo coronavírus. Para acessar a plataforma, basta clicar neste link.

O método entrou em funcionamento na sexta-feira (20). Até domingo (22), foram registrados 100 agendamentos. “O sistema funcionou muito bem ao longo do final de semana”, afirma Liana Andrade Labres de Souza, diretora da rede Hemepar. “Ele é rápido, fácil e é uma alternativa diante da crise. Na sexta-feira, foram 24 agendamentos e apenas quatro faltas. No sábado, 38 agendamentos, com quatro pessoas que não compareceram. O sistema online gerou boa adesão já neste primeiro final de semana”.

Leia também: Governo reforça fechamento de comércios; veja quais estabelecimentos devem funcionar

O objetivo agora é ampliar o agendamento online para as demais 20 unidades espalhadas no Interior. “Já disponibilizados essa alternativa para a Secretaria de Saúde e esperamos que a adesão aumente nos próximos dias. É uma medida importante porque nos ajuda a manter os estoques mesmo diante dessa crise de saúde pública”, complementou Liana. “É uma ação para reforçar as doações e os cuidados necessários diante da pandemia”.

Como é um serviço essencial para a sociedade, a rede Hemepar segue funcionando normalmente de segunda a sábado (das 7h30 às 18h). Caso os doadores não agendem horário, as unidades orientam contato telefônico prévio para informações sobre o movimento.

Restrições

Além da nova alternativa, a rede Hemepar passou a impedir doações de pessoas acima de 60 anos ou daquelas que apresentam algum sintoma ligado ao novo coronavírus ou a gripe comum. A recomendação para esses grupos é de isolamento domiciliar, conforme orientação do Ministério da Saúde. Até então, as unidades recebiam doações de pessoas entre 16 e 69 anos.

Diminuição nos estoques

A pandemia do novo coronavírus atingiu o volume de doações de sangue na última semana, de acordo com levantamento da rede Hemepar. Os estoques estão baixos. A média em uma quinta-feira é de 677 coletas em todo o Estado, índice que caiu para 547 nesse dia da semana passada. No sábado, na rede, a média caiu de 282 para 221, e em Curitiba de 167 para 140.

O estoque do banco de sangue do Paraná costuma durar, em média, de 5 a 10 dias. Essa é uma quantidade considerada “ideal”. Atualmente, em decorrência da redução das doações, o estoque caiu para 2 a 3 dias. Em resumo, isso quer dizer que se ninguém doar na segunda-feira, na quinta-feira não haverá mais estoque. A principal carência é em relação às plaquetas: são 57 bolsas armazenadas, mas o ideal gira em torno de 90.

“Todas as pessoas saudáveis e que estão fora do grupo de risco podem doar normalmente, dentro dessa nova organização. O volume coletado na doação de sangue não deixa o corpo mais suscetível a doenças. Sempre alguém necessitará de uma cirurgia de urgência e, nesses casos, ter estoque de sangue é essencial. É mais uma medida de solidariedade nesse novo contexto da sociedade. Precisamos estar preparados”, destaca Liana Andrade Labres de Souza, diretora da rede Hemepar.

Com informações AEN