Hemonúcleo de Foz do Iguaçu pede que pessoas recuperadas da covid-19 façam doações de plasma

De Barbara Schiontek | 14 de janeiro de 2021 | 12:51
Foto: Assessoria de imprensa Itaipu

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), dirigido pela Itaipu, solicita que pessoas recuperadas da covid-19 doem sangue ao Hemonúcleo de Foz do Iguaçu. Podem doar homens e mulheres que estejam em boas condições de saúde. Mulheres grávidas não podem fazer a doação, pois a gestação pode interferir no plasma, gerando rejeição no receptor.

O material coletado vai ser usado na produção do plasma hiperimune ou convalescente, que pode ajudar o sistema imunológico de quem está doente, internado e em estado grave. Caso preencha rigorosamente todos os critérios clínicos, o doente pode receber o plasma com anticorpos extraído do doador.

De acordo com o HMCC, essa ação tem apresentado ótimos resultados no tratamento de pacientes com coronavírus que estão internados nas unidades de terapia intensiva (UTIs) de Foz. A primeira transfusão de plasma hiperimune do município aconteceu no dia 26 de agosto, no HMCC.

Para fazer a doação, é necessário agendar um horário pelo telefone (45) 3576-8001. O Hemonúcleo de Foz está localizado na Avenida Gramado, 364 – Vila A.

A Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do HMCC e responsável pelo Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, participa dessa iniciativa em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Anticorpos

O plasma é a parte líquida do sangue. Os pacientes que se recuperaram da infecção causada pelo coronavírus e que não apresentaram sintomas após 45 dias, podem doar o material. O sistema imunológico da pessoa que foi contaminada produz anticorpos, que são proteínas na corrente sanguínea que combatem a doença.

Portanto, é possível utilizar o plasma das pessoas que já foram infectadas para auxiliar no tratamento daqueles que estão doentes.

Colaboração Assessoria Imprensa Itaipu