Hidroxicloroquina e cloroquina viram produtos controlados pela Anvisa

De Scheila Pessoa | 21 de março de 2020 | 13:02
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enquadrou as substâncias hidroxicloroquina e cloroquina como medicamentos de controle especial. A medida foi tomada para evitar que pessoas que não precisam desses medicamentos provoquem um desabastecimento no mercado. A falta dos produtos pode deixar os pacientes com malária, lúpus e artrite reumatoide sem os tratamentos adequados.

Um grande número de pessoas começou a buscar os medicamentos depois que surgiram notícias de que esses produtos estavam sendo usados, ainda em caráter de pesquisa, no tratamento ao novo coronavírus. De acordo com a Anvisa, apesar de algumas pesquisas indicarem resultados promissores, não há nenhuma conclusão sobre o benefício do medicamento da doença. Portanto, no momento, a Anvisa, não recomenda sua utilização em pacientes infectados ou como forma de prevenção.

A partir de agora, os médicos terão que fazer a prescrição dessas substâncias em receita branca especial, em duas vias. Mas os pacientes que usam esses medicamentos ainda podem continuar usando sua receita simples pelos próximos 30 dias.

A Anvisa alerta que o uso sem supervisão médica também pode representar um alto risco à saúde das pessoas.

Confira as principais perguntas e respostas sobre o que a Anvisa está fazendo com relação aos medicamentos para a Covid-19.

Colaboração Agência Brasil e Anvisa