Hospital testa profissionais da saúde e segurança

De lucianpichetti | 12 de maio de 2020 | 15:08
Foto: Antonio Américo/SESA

O Hospital Oswaldo Cruz, em Curitiba, iniciou um projeto-piloto de testagem para Covid-19.  Os testes, que começaram nesta segunda-feira (11), são realizados em drive-thru, inicialmente aos profissionais de saúde e de segurança pública do Paraná, que apresentem sintomas.

O teste realizado éo RT-PCR, considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde. O exame identifica a presença do vírus no organismo do paciente e é feito a partir da coleta de material genético com cotonetes flexíveis nas vias respiratórias.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o objetivo desta ação é ampliar a cobertura de realização de exames aos profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

Cadastro

Apenas os profissionais cadastrados poderão fazer a coleta de material. A unidade ou órgão fará o protocolo de indicação para o exame. Apresentando sintomas, a instituição passa a informar os dados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e no sistema Notifica Covid-19 para que então sejam agendados dia e horário de coleta.

O diretor-geral do Complexo Hospitalar do Trabalhador, que gerencia o Hospital Oswaldo Cruz, Geci Labres de Souza Júnior, explica que a ideia é identificar aqueles profissionais que realmente estão positivos para se afastarem e permanecer em isolamento por 14 dias e, asism, permitir que outros profissionais possam continuar trabalhando com tranquilidade e segurança.

Os exames serão processados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). O resultado será online e deve sair em até 48 horas.

Ampliação

De acordo com Secretaria da Saúde, inicialmente a testagem vai englobar os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, servidores que atendem um universo de mais de 3 milhões de paranaenses.

A estratégia da Secretaria da Saúde é ampliar o modelo de teste para as Macrorregionais de Londrina, Maringá e Cascavel.

Colaboração AEN