Indígenas pedem apoio para desenvolver projetos agrícolas em aldeias do Maranhão

De Redação | 31 de janeiro de 2020 | 17:43
Imagem: Mapa

Um grupo de 50 líderes da etnia guajajara de Barra do Corda (MA) participou de reunião na Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (Seaf), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os indígenas pediram, nesta sexta-feira (31), apoio para desenvolver projetos de agricultura em aldeias do Maranhão.

Segundo documento assinado pela presidente da Casa Cultural Indígena, Leidinalva Pompeu da Silva, as comunidades indígenas têm na sua cultura as atividades de agricultura familiar e pesca artesanal. Para eles, a agricultura poderá garantir às comunidades segurança alimentar e geração de renda.

O grupo foi recebido pelo secretário especial de Assuntos Fundiários do Mapa, Nabhan Garcia, juntamente com os assessores da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério Nelson de Andrade Júnior e Márcio Madalena. Representando a Fundação Nacional do Índio (Funai), estavam no encontro João Rosa, Cláudio Badaró e Juan Scalia.

O secretário explicou que a produção em terras indígenas está sob avaliação do Congresso Nacional, mas disse que o governo vai organizar uma delegação de várias áreas para debater as propostas do grupo. Além da questão agrícola, os indígenas pediram apoio para implantação de agroindústria, de projeto cultural, de ecoturismo, de cooperativa, de cisternas e infraestrutura nas aldeias de Barra do Corda.

Fonte: Mapa