Iniciativa lança edital para apoiar até 100 negócios locais

De lucianpichetti | 31 de julho de 2020 | 17:15
Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos sociais de diversas escalas, prejudicando não apenas a saúde da população brasileira, mas também o setor produtivo com graves consequências para economia. Com o objetivo de apoiar os negócios locais e proporcionar condições para que empreendedores criativos, inovadores e sustentáveis superem a crise, um grupo de profissionais e empresas lançou a iniciativa Reviravolta Local.

Por meio de edital, o programa vai selecionar até 100 negócios inovadores e oferecer uma série de benefícios para superação da crise e adaptação às mudanças impostas pela pandemia de Covid-19.

O primeiro trimestre de enfrentamento à doença no Brasil mostrou que os pequenos e médios negócios locais são os mais afetados. Em contrapartida, o momento de incertezas e ajustes de rotina e estilo de vida trouxeram à tona a urgência pela valorização dos empreendimentos de cada localidade, como modo de apoiar a economia local e dar suporte às empresas, que movimentam a economia de forma criativa e sustentável.

“A superação da crise por meio de redes e ecossistemas de negócios se tornam um caminho sem volta”, defende João Paulo Mehl, coordenador geral da iniciativa.

O Reviravolta Local vai acolher e desenvolver esses negócios. Com uma série de incentivos e subsídios, os empreendedores curitibanos selecionados por edital terão fôlego para minimizar os efeitos negativos, sair da crise e voltar a prosperar.

“O mundo já mudou; quem quer sobreviver empreendendo precisa se adaptar a esses desafios”, alerta Mehl. “O caminho para esta reviravolta é por meio da economia local e da união entre os empreendedores”, completa.

Reciprocidade

Entre os benefícios para os selecionados em edital, estão consultorias estratégicas, serviços de capacitação, além de direito de acesso à infraestrutura de espaço físico para instalação de lojas e escritórios, com subsídio de até 100% do aluguel por um ano. Além disso, os empreendedores e empreendedoras passam a ser conhecidos por uma carteira de investidores que podem vir a apoiar suas ideias.

O Reviravolta Local propõe mais que um incentivo pontual ao empreendedorismo de Curitiba. A iniciativa integra os negócios selecionados a uma rede de apoio mútuo, com troca de experiências com empresas e profissionais e acesso a um mix de ideias modernas e sustentáveis. Quem ingressa no projeto desfruta de divulgação nos canais de comunicação da iniciativa e se compromete a consumir das empresas parceiras.

“A liberdade criativa pulsa, surgem muitos sonhos e propostas inovadoras e vamos impulsionando uns aos outros rumo ao crescimento; é a superação da competição por meio da colaboração”, afirma João Paulo Mehl, que também é gestor do ecossistema composto por Itupava 1299 – que vai abrigar os selecionados com espaço físico e infraestrutura subsidiada, Terraço Verde e Propulsão Local.

Também assinam a proposta o Instituto Local Biz e Social Ideias.

Processo seletivo

Para participar, basta se inscrever no formulário online disponível neste site. Podem participar microempreendedores individuais (MEI’s), startups, restaurantes, lojas físicas e colaborativas, profissionais autônomos, organizações sociais, galerias e cafés.

A inscrição é gratuita, mas os interessados devem cumprir pelo menos uma de três contrapartidas: consumo mínimo de R$ 100 em negócios locais; compra de duas cestas agroecológicas da agricultura familiar para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica; ou assinatura do plano anual de R$ 50,00 mensais da Rede Propulsão Local.

As inscrições vão até o dia 15 de outubro.

Deixe um comentário