Inscrições para o programa Edutech vão até o dia 19 de março

De Barbara Schiontek | 15 de março de 2021 | 18:28
Foto: Divulgação SEED

As inscrições para o programa EduTech, da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte, abriram nesta segunda-feira (15). A ação oferece 150 mil vagas para cursos gratuitos de programação. As aulas acontecerão remotamente, via Google Classroom, com um professor de programação como tutor de cada turma. As atividades iniciam no dia 22 de março e se encerram junto com o ano letivo.

Docentes e alunos podem fazer a inscrição até sexta-feira (19). O prazo para estudantes, que terminaria no dia 12, foi prorrogado para o dia 19. O formulário de inscrição e mais informações sobre o curso estão disponíveis no site da Secretaria da Educação.  Até hoje, 61 mil alunos já se inscreveram.

Todas opções disponíveis para eles, como programação front-end, Ciência de Dados, games e animação, também podem ser cursadas pelos professores.

Para os estudantes, as trilhas de ensino dos cursos se dividem por séries. Alunos do 6º e do 7º ano podem cursar o nível l de “Games e animações”, enquanto os do 8º e do 9º podem cursar o nível ll. Essas trilhas visam à criação de jogos 2D, desde a concepção do tema, passando pelo desenvolvimento da parte visual de animação, até a programação para o funcionamento do jogo.

Já os estudantes do 1º ano do Ensino Médio estudarão “Programação front-end com HTML e CSS”, aprendendo a aplicar a lógica da programação na construção de páginas e sites, utilizando HTML5 e CSS3, que são as tecnologias de base usadas no mercado de trabalho.

Para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, há duas opções: “Desenvolvimento de mobile baseado em JavaScript” e “Data Science” (Ciência de Dados). Enquanto o primeiro visa o desenvolvimento de aplicativos mobile, o segundo consiste no processamento, análise e armazenamento de dados.

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do Técnico podem escolher entre “Programação em Java”, aplicando essa linguagem de programação a interfaces simples, passando pelo armazenamento de informações, até o desenvolvimento de uma aplicação completa ou “Programação em Python”, trabalhando desde aplicações que manipulam informações simples, como dados de hardware, até informações complexas de alto poder de processamento, como ações dentro de games.

“São cursos de programação de alto nível, de ponta, para que a gente possa preparar o aluno tanto no pensamento computacional, que vai ajudá-lo bastante no raciocínio lógico e nas disciplinas de exatas, como para o mercado de trabalho”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria da Educação, Gustavo Garbosa.

Confira vídeos explicativos sobre cada trilha de ensino:

6º e 7º ano — Games e animações | Nível 1

8º e 9º ano — Games e animações | Nível 2

1º ano do Ensino Médio — Programação front-end com HTML e CSS

2º ano do Ensino Médio — Ciência de dados

2º ano do Ensino Médio — Desenvolvimento mobile baseado em JavaScript

3º ano do Ensino Médio — Programação em Java

3º ano do Ensino Médio — Programação em Python

Colaboração AEN