Inscrições para o Prouni começam dia 12 de janeiro

De Barbara Schiontek | 8 de janeiro de 2021 | 12:41
Divulgação/Agência de Notícias do Paraná Fonte: Agência Câmara de Notícias
Divulgação/Agência de Notícias do Paraná Fonte: Agência Câmara de Notícias

As inscrições do Prouni 2021 começam dia 12 de janeiro e vão até o dia 15 de janeiro. Os estudantes podem consultar o portal do Prouni para verificar a oferta de bolsas das universidades que estão com processos seletivos abertos para o primeiro semestre deste ano.

No site, as bolsas estão separadas por instituição, estado, cursos e modalidades – integrais ou parciais. A seleção dos estudantes vai ser feita com base na nota do Enem 2019.

Quem pode se inscrever

Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, ter sido bolsista integral em escola particular ou ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, desde que tenha sido bolsista integral na escola particular.

Os estudantes que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, assim como pessoas com deficiência, poderão concorrer às bolsas destinadas para as cotas.

Também podem participar do Prouni os professores da Educação Básica na rede pública de ensino. Aqueles que estão exercendo o magistério não precisam comprovar renda.

Inscrições

A seleção dos alunos do primeiro semestre vai ser feita com base na nota do Enem de 2019. Para o segundo semestre deste ano, o Prouni vai utilizar as notas do Enem de 2020.

Os candidatos devem fazer o login pelo site do Governo Federal. Os estudantes que já possuem o cadastro, devem informar somente o CPF e a senha. Aqueles que não possuem, precisam criar uma conta no portal.

No site do Prouni, o usuário deve informar os dados familiares para registro de renda e selecionar até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Também é necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada na plataforma Enem.

Para participar, os estudantes não podem ter zerado a redação e precisam ter média mínima de 450 pontos na prova.

Tipos de bolsa

As bolsas do Prouni podem ser integrais ou parciais, com descontos de 50%. As integrais são para candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As parciais são para aqueles com renda familiar mensal per capita de 1,5 a três salários mínimos.

Resultado

O Prouni do primeiro semestre de 2021 vai ter duas chamadas regulares. A primeira acontece dia 19 de janeiro e a segunda em 1º de fevereiro. O registro de interesse pela lista de espera acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro. No dia 22, a lista será liberada para consulta.

Os candidatos aprovados devem procurar as instituições de ensino para comprovar as informações até o dia 25 de fevereiro.

Colaboração AEN