Inscrições para professores temporários iniciam segunda

De lucianpichetti | 6 de novembro de 2020 | 15:16
Foto: AEN

As inscrições para participar do novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores começam às 10h desta segunda-feira (9) e vão até às 18h do dia 23 de novembro. Elas devem ser feitas pelo site. Inicialmente, conforme edital publicado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte no dia 29, as inscrições abririam nesta sexta (6), mas devido a ajustes no sistema o início foi adiado para esta segunda.

O edital prevê a oferta de 4 mil vagas, com a possibilidade de ampliação de acordo com a necessidade de substituição na Rede Estadual de Educação.

O teste do PSS será aplicado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A prova de conhecimentos servirá para efeito de classificação e não será eliminatória. Para participar, os candidatos deverão pagar taxa que varia de R$ 60,00 (para uma disciplina) a R$ 105,00 (para duas disciplinas). 

Inscritos no CadÚnico (beneficiados por programas sociais do governo), doadores de sangue e de medula óssea, além de prestadores de serviço da Justiça Eleitoral (como mesários, por exemplo) têm isenção da taxa. A solicitação da taxa de isenção vai das 10h do dia 3 às 18h do dia 6 de novembro.

Cada candidato pode se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), com possibilidade de optar por até dois municípios do núcleo. Na sequência, poderá escolher uma ou duas funções, disciplinas, áreas do conhecimento ou eixos da educação profissional.

Títulos 

Para facilitar as inscrições, o candidato deverá cadastrar seus documentos em ambiente virtual, que vai permitir anexar os títulos. Esses documentos vão representar até 40 pontos do processo de seleção. Valem diplomas de pós-graduação, como de especialização, mestrado ou doutorado. A prova de títulos vai compreender também o tempo de serviço – cada ano de magistério vai contar 3 pontos, com máximo de 21 pontos (dentro dos 40 totais).

As provas vão acontecer no dia 13 de dezembro, e serão realizadas nas cidades-sede dos NREs. No dia da avaliação serão adotadas todas as medidas de proteção necessárias em razão da pandemia de Covid-19.

Da redação com assessoria

Deixe um comentário