Instituições incentivam doação de sangue no isolamento

De lucianpichetti | 12 de junho de 2020 | 16:10
(Foto: Venilton Kuchler/Arquivo AEN)

Manter os estoques de sangue equilibrados tem sido um desafio diário para os hospitais durante a pandemia provocada pela Covid-19. Com o isolamento, as doações caíram consideravelmente, situação que prejudica quem está passando por tratamento de saúde ou cirurgias, e necessita de transfusão de sangue. Como forma de incentivar as doações durante a quarentena, instituições e empresas estão organizando campanhas para mobilizar seus colaboradores, incentivando esse ato de solidariedade.

Uma delas é a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), que antecipou a realização da segunda edição do Sangue Marista, que inicialmente seria realizada no mês de agosto em comemoração ao Dia do Marista. Em virtude da pandemia, este ano a ação teve início em abril e segue pelos próximos meses.

A campanha está sendo realizada nas áreas de atuação da PMBCS: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal e na cidade de Goiânia, e pretende impactar o maior número possível de pessoas.

Estoques baixos

Com o objetivo de evitar aglomerações e filas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), adotou um sistema online de agendamento para doação de sangue. O Hemepar pede a colaboração de doadores de todos os tipos sanguíneos, por que os estoques estão baixos em meio à pandemia do novo coronavírus. Em maio, foram 11.823 doações em toda a Hemorrede, menor número desde o início do ano.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável lega); pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado e alimentado e apresentar documento oficial com foto.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações.

Para fazer o agendamento, basta acessar o site www.saude.pr.gov.br e clicar na imagem do Hemepar que fica do lado direito da tela. O Hemepar, em Curitiba, fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no bairro Alto da XV.