Instituto de Neurologia de Curitiba inaugura Centro de Educação Profissional

De Redação | 28 de abril de 2021 | 19:01
Foto: Divulgação

No mês de julho, o Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) pretende inaugurar um centro de educação. O hospital, que já é referência em Programa de Residência Médica desde 1993, vai inaugurar o Centro de Educação Profissional INC para promover a formação Técnica em Enfermagem e Cursos Livres. O diferencial da nova escola será na qualificação humana e prática, com aprofundamento nas áreas da Neurologia, Cardiologia e Oncologia, expertise do INC.

Durante o trabalho de recrutamento de técnicos em Enfermagem, ao longo dos anos, o hospital identificou no mercado uma carência de mão-de-obra com conhecimento nessas áreas, assim como no atendimento humanizado para o paciente.

“Sempre tivemos esse sonho de criar uma escola técnica, com o objetivo de desenvolver uma filosofia hospitaleira e humana nesses profissionais, com foco no comportamento e na ética. Nossa proposta é transcender os cursos padronizados, não só visando à atualização contínua de conteúdos programáticos, como proporcionar uma educação mais abrangente para o aluno”, explica a diretora geral do Centro de Educação Profissional INC, Regina Montibeller.

Estudar dentro da infraestrutura do hospital oferece a vantagem de proporcionar um ensino prático bem aplicado. As aulas ocorrerão dentro da sede do Hospital INC, no bairro do Campo Comprido, em Curitiba. Além de salas de aulas multimídia, terminais com computadores para apoio didático-pedagógico, auditório e biblioteca com títulos científicos, a escola conta com o Centro de Simulação Realística, um laboratório com a ambientação de um quarto de hospital, para aplicação das aulas práticas com um boneco, antes do contato do técnico com o paciente.

Outro benefício é o corpo docente ser composto por médicos e enfermeiros que já atuam no INC. “Nosso principal objetivo é formar excelentes técnicos que possam ser absorvidos aqui mesmo no INC, bem como contribuir com profissionais qualificados para outras instituições. Prezamos pela capacitação da parte humana, principalmente diante da nossa realidade, que é atender pacientes com doenças graves e de maior complexidade, que exigem uma permanência maior no hospital e também de acolhimento”, informa Regina Montibeller.

Curso Técnico em Enfermagem

O início das atividades do Centro de Educação Profissional INC está previsto para o dia 1º de julho com as aulas do Curso Técnico de Enfermagem, que terá a duração total de dois anos, divididos em quatro módulos. A primeira turma funcionará no turno da noite, com 30 alunos, e aulas na modalidade híbrida (presencial e online), de acordo com as orientações de saúde vigentes em cada período do curso.

O processo seletivo será aberto no dia 03 de maio e realizado por etapas, iniciando com a avaliação de conhecimentos gerais, português e matemática, e depois entrevistas com psicólogo para avaliação do perfil e também, com a direção e coordenação do curso.

A matriz curricular contempla disciplinas que não são abordadas em outras escolas de Curitiba e região, como apresentação e comunicação, ética e hospitalidade, controle de infecção, assistência de enfermagem ao paciente oncológico e hematológico e também ao paciente neurológico e cardíaco.

Informações do Instituto de Neurologia de Curitiba