Investigados em Operação Carne Fraca são condenados

De lucianpichetti | 30 de julho de 2020 | 17:35
Foto: Pixabay

A Justiça Federal no Paraná condenou 7 pessoas e absolveu outros 5 investigados na Operação Carne Fraca, que apura o esquema de corrupção e cobrança de propina de empresas frigoríficas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde 2017. 

A sentença foi proferida nesta quarta-feira (29), pelo juiz federal Ricardo Rachid de Oliveira, da 14ª Vara Federal de Curitiba. Além das condenações pelos crimes de participação em organização criminosa, concussão, corrupção ativa e passiva, o  magistrado decretou a perda dos cargos ocupados pelos servidores públicos condenados. Ficou estipulado ainda valor mínimo de reparação do dano causado pela infração e a fixação de multas.  

“Em outros fatos atrelados a este feito e a outros feitos da assim denominada “Operação Carne Fraca” detectou-se a presença de uma relação espúria entre empresários do ramo frigorífico e fiscais federais agropecuários do MAPA/PR. Descortinou-se — nos aludidos fatos — uma via de mão dupla, em que os empresários pagavam propinas aos servidores públicos em troca de uma fiscalização mais branda e da expedição de certificados sanitários internacionais sem prévio e efetivo acompanhamento dos carregamentos destinados à exportação”, reforçou Ricardo Rachid.

Essa é a sexta sentença proferida pela 14ª Vara Federal de Curitiba em Ações Penais originadas da Operação Carne Fraca.

As investigações ainda prosseguem em outros Inquéritos Policiais, instaurados para a apuração de diversos fatos não abarcados nas denúncias já oferecidas, bem como quanto aos indícios posteriormente desvelados pelos réus colaboradores.

Colaboração Justiça Federal