Janeiro é mês de conscientização do câncer de colo de útero

De Daniela Borsuk | 27 de janeiro de 2020 | 17:30
(Foto: Divulgação)

O Janeiro Verde é o mês de conscientização para prevenção do câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as brasileiras. A doença pode ser diagnosticada durante o exame periódico, mas a falta de informação impede a redução da mortalidade das pacientes.

Se detectada precocemente, as mulheres diagnosticadas com a doença tem um aumento de 97% de chances de sobrevida. Os últimos dados consolidados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, apontam que o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres – fica atrás do câncer de mama e de cólon e reto – e a quarta maior causa de morte (corresponde a 6,2% dos óbitos de brasileiras por câncer).

O Janeiro Verde, que já está na reta final da campanha de conscientização, é uma iniciativa que busca alertar para a importância da prevenção do câncer de colo de útero. A doença mata milhares de mulheres por ano. No país, em 2017, foram registradas 6.385 mortes, conforme os últimos dados divulgados pelo Inca. No mundo, esse número chega a 300 mil mortes por ano.

O principal fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer é a infecção pelo Papilomavírus Humano, o HPV. “A prevenção do câncer uterino é feita através dos exames preventivos, e agora também por meio da vacinação contra o HPV. O exame do Papanicolau pode detectar o câncer em estágio inicial, garantindo maiores chances de cura”, explica a oncologista clínica Raquel Dalagnol, do Centro de Oncologia do Paraná (COP), informando que a vacinação de meninas e meninos com idades entre 9 e 14 anos, é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

As vacinas são preventivas, tendo como objetivo evitar a infecção pelos tipos de HPV 16 e 18, altamente cancerígenos.

Sobre o COP

Desde 1991, o Centro de Oncologia do Paraná (COP/PR) se dedica ao tratamento do câncer, priorizando um atendimento exclusivo, sempre atualizado e com ênfase no relacionamento médico-paciente. Conta com um corpo clínico qualificado, com profissionais especializados na área de cancerologia, incluindo cirurgia oncológica, vídeo-cirurgia, oncologia clínica, mastologia, oncologia pediátrica, e oncologia ginecológica. Possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em dermatologia, ginecologia, mastologia, urologia, hematologia, farmacêuticos, nutricionistas e psicóloga.

Colaboração Assessoria de Imprensa