Jardim Botânico fica colorido no Dia do Orgulho LGBTI+

De lucianpichetti | 28 de junho de 2020 | 14:33
Foto: Divulgação

Neste domingo, dia 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e intersexos). A data representa a celebração das conquistas e a reflexão sobre a realidade vivida pela população LGBTI+.

Para marcar e comemorar o dia, a Prefeitura de Curitiba iluminou a estufa do Jardim Botânico nas cores da bandeira LGBTI+ nas noites de sexta-feira (26), sábado (27) e também neste domingo (28).

Defesa de direitos

Há 25 anos Curitba sediou o VIII Encontro Brasileiro de Homossexuais e Lésbicas, que resultou na fundação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis – ABGLT – e na primeira parada gay. De lá para cá, a luta por igualdade do movimento teve grandes marcos na história paranaense.

É o caso da criação da   Assessoria de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual, da Prefeitura de Curitiba. Desde 2017 a pasta vem atuando sistematicamente na articulação e formação de políticas públicas em promoção e defesas de direitos da população LGBTI+.

As ações e iniciativas da Assessoria ocorrem por meio da articulação com as secretarias, autarquias e fundações municipais, governo do Estado, governo federal, movimentos sociais, sociedade civil, delegacias, defensoria pública, Ministério Público, varas e fórum de Justiça. Dentre os trabalhos feitos está o monitoramento de casos de violência contra a população LGBTI+. Em 2019, a Prefeitura atendeu mais de 100 casos de violência ou de vulnerabilidade. 

Em 2018, a Prefeitura de Curitiba aderiu à Rede Interinstitucional de atenção a casos e discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com vistas à efetivação de seus direitos fundamentais.

Data

O dia 28 de junho se tornou Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ após a invasão da polícia, em 1969, ao bar gay Stonewall Inn, em Nova Iorque. O episódio foi marcado por repressão e violência. 

No dia seguinte, uma série de manifestações tomou conta da cidade e de outras cidades dos Estados Unidos. A partir daí a data passou a ser considerada um marco da luta pelos direitos civis da população LGBT em todo o mundo. Em 2020, a manifestação completa 51 anos.                                 

Crime

Homofobia é crime. Denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento da Prefeitura de Curitiba no número 156, pelo Disque Direitos Humanos número 100, para a Polícia Militar pelo número 190, e para a Guarda Municipal pelo 153.

Colaboração Prefeitura de Curitiba