Jovem de Apucarana participa de preparação da Seleção para Copa América

De Redação | 28 de maio de 2019 | 12:59

Nos dias 7 a 14 de junho, o Brasil sedia a 46ª edição da Copa América de futebol. Para ajudar na preparação da Seleção Brasileira, o técnico Tite chamou 10 jogadores das categorias de base de clubes brasileiros para treinar com a equipe principal na Granja Comary, o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Entre os selecionados, está o meia-atacante do Grêmio, Guilherme Azevedo, de 18 anos, nascido em Apucarana.

Como muitos jogadores, Guilherme teve uma infância humilde. O pai vendia DVDs nas ruas da Cidade Alta para manter a família. “Ele andava a cidade toda de bicicleta, vendendo os CDs. Saía às 7h e chegava por volta das 23h’’, relatou o jovem. Desde pequeno, o rapaz carrega o sonho de ser jogador de futebol. “No quintal de casa tinha um espaço com grama, onde ficava o dia todo jogando bola ’’, lembrou o atacante.

A trajetória de Guilherme Azevedo no futebol começou aos sete anos de idade, quando foi descoberto por um morador de Apucarana, Luís Barreto Neto. Assim como os craques brasileiros, como Neymar, Robinho e Ronaldinho Gaúcho, o garoto apucaranense deu seus primeiros passos no futsal, na quadra do Serviço Social do Comércio (SESC). “Depois do SESC Futsal, ganhei uma bolsa de estudos no Colégio São José. Depois, acabei passando na peneira do Grêmio, em 2011, onde estou até hoje’’, disse Guilherme.

Antes de fechar contrato com o tricolor gaúcho, o meia-atacante foi até o litoral paulista para testes no Santos. No clube da Vila Belmiro, o jovem se destacou na “peneira” e foi chamado para retornar ao time. Mas, no meio do caminho, surgiu a oportunidade que mudou a vida de Guilherme Azevedo: o tricampeão da Libertadores, o Grêmio de Porto Alegre.

“ O Santos pediu para que eu voltasse, mas fui aprovado no teste do Grêmio e resolvi ficar lá’’, ressaltou. No tricolor do Rio Grande do Sul, Guilherme teve oportunidade de jogar os principais campeonatos nacionais e até jogos internacionais. “O Grêmio tem uma das melhores estruturas no país. Além disso, dão oportunidade para os garotos das categorias de base”.

Além da oportunidade de disputar as principais competições do Brasil, o Grêmio deu a chance a Guilherme Azevedo de estar perto de um de seus ídolos, o atacante Everton, o “Cebolinha”. “Dizem que me pareço com ele, por causa do cabelo e o estilo de jogo‘’, brincou o jogador.

Seleção Brasileira

(Foto: Rodrigo Faturri)(Foto: Rodrigo Faturri) 

Guilherme se apresentou na Granja Comary na última quinta-feira (23). O gremista já havia sido convocado em outras cinco oportunidades para as seleções de juniores do Brasil, mas nunca para treinar com a equipe principal. “O nível de treinamento aqui é outro. A intensidade e a técnica são muito maiores ”, descreveu.

O meia-atacante se diz surpreso com a oportunidade e pretende agarrá-la com força. “Minha ficha demorou para cair. Todo garoto sonha em chegar a seleção brasileira, e o meu [sonho] foi realizado”, completou.

De acordo com o jovem, os atletas e a comissão técnica receberam os jogadores das categorias de base com muito carinho e respeito. “Eles nos tratam como se fossemos “parceiros”. O Tite é um cara muito humilde e verdadeiro”, destacou Guilherme ao falar sobre o treinador da Seleção e sua comissão técnica.

Além disso, o apucaranense falou com muito carinho sobre o volante do Real Madrid da Espanha, Casemiro. “É um cara trabalhador. Um exemplo para todos os jovens”, frisou. Guilherme Azevedo destacou também a oportunidade de jogar ao lado de Neymar. “Estava ansioso para conhece-lo. Ele é um ídolo para mim”, disse o rapaz.

Contrato renovado

A convocação para os treinos da Seleção não foi a única novidade para Guilherme. Na última semana, o Grêmio renovou o seu contrato por mais cinco anos. Para completar esse momento especial que vive na carreira, Guilherme Azevedo tem a expectativa de ser vinculado a equipe principal gremista. “Vamos ver quando voltar da Seleção. Estou ansioso para jogar com os profissionais. Com a bagagem que estou adquirindo aqui na Granja Comary e por já ter treinado com o time adulto, me sinto preparado’’, destacou.

Com humildade e os pés no chão, Guilherme nunca esquece dos amigos e familiares de Apucarana. “Minha família disse que todos na cidade estão falando de mim e isso é muito legal”, enfatizou. Com tantas novidades boas nas últimas semanas, motivação é o que não falta para que ele siga sua carreira. “Ver as pessoas que me viram crescer com orgulho de mim, me deixa muito feliz”, concluiu.

De acordo com Guilherme Azevedo, a CBF ainda não informou até quando os jovens participarão da preparação da Seleção principal. O Brasil estreia na Copa América no dia 14 de junho, contra a Bolívia, no estádio do Morumbi, em São Paulo.

Colaboração Guilherme Fortunato / Rede Massa